quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

BH na PAZ-ARTE PELA PAZ-Poetas pela poesia e pela Paz












Nesse mega evento, BH na PAZ, organizado por Anderson,da ONG Associação Arte pela PAZ, recebemos a oferta de um estande, onde estivemos durante todo o dia, em frente á praça da estação, onde reuniram-se cerca de quinze mil pessoas.Por nosso estande , passaram muitos poetas e tivemos A PRESENÇA E A AJUDA SOLIDÁRIA DA ONG ALÔ VIDA (SEGUNDO, CLAUDIO mÁRCIO BARBOSA), e dos poetas AMTONIO DAYREL,BIOLÁ BERNARDES, BRENDA MARS, AVAIR TAVEIRA, GRAÇA CAMPOS ARTE, LIVIA TUCCI,TANIA DINIZ,MAESTRO ANDERSON VIANA.

No palco, na presença do Vice-Governador ANASTASIA e assessores, dos músicos da Banda DOMINUS, do RP e escritor Joubert,nós, as poetas citas, vestidas de branco,do Grupo Poetas pela Poesia e pela Paz,declamamos poemas .

No estande, distribuimos e lemos poemas impressos pela gráfica O Lutador, para o evento PAZ e Poesia.Dessa forma, muitos ausentes estiveram presentes, por seus poemas e também na fotografia do mega banner ,criação de Marco Llobus-que mostra-nos no Posto da Belotur, ao lado do parque Municipal, na Av.Afonso Pena...

Foi muito emocionante falarmos de poesia e paz para tantas pessoas em especial, jovens artistas e poetas.

Luciana Campos, intérprete e jornalista




A jornalista Luciana Campos é uma das intérpretes de meus poemas que mais gosto, além de sua mana Karina Campos, poeta e formanda de psicologia na FUMEC.

Na foto comigo, no evento Poesia é Ouro(Centro de Cultura Belo Horizonte), onde, com sua voz educada e bela, foi Mestra de cerimônia.

Nas Terças Poéticas, pediu-me "Eu que Amo o Amor",para decorar-e sua interptretação levou muita gente às lágrimas.

No encontro do inBrasCi , aqui na capotal mineira, também leu poema de minha autoria e haikais dos aldravistas de Mariana, Gabriel Bicalho, J,B.Donadom, J.S.Ferreira e da Governadora do inBrasCi, Andreia Donadon.

Boneca de TrapoBrenda Mars




Award concedido pelo site Boneca de Trapo, coordenado por Cath Roos (Catherine).Lá, fez para mim uma home page, publicou meu conto A Boneca de Veludo Preta.

Brenda Mars






Brenda Marques Pena (Brenda Mars)gosta de fazer performances, escreve continuamente.

Nas fotos, em colóquio com Arias Manzo, Presidente de poetas del Mundo,

no Chile, sentada em uma praça,na Lagoa do Nado,em sarau noturno, comigo; representando Regina Mello.

Brenda é também baterista da Banda Caution, jornalista e fotógrafa oficial do poesia na praça sete.

Carlos Vilarinho




Carlos Vilarinho, do blog de mesmo nome, com uma coleção de poemas atrás de si.

Educador,poeta, cronista e contoista, carlos abriga-me e a várias pessoas amigas em seu blog.

Inconfidente MineiroLindolf Bell




O Poeta Petterson Filho criou, no Espírito Santo, a ABDIC, o jornal Grito Cidadão.No virtual, temos a alegria de estar, na seção CULTURA.
Seu livro, "Inconfidente Moneiro, estava em mãos de uma poeta no Sementes de Poesia.Desenhos têm por base o triângulo vermelho dos inconfidentes,usado na bandeira mineira.

Na foto,m o poeta veste a camiseta da ABDIC.

Petterson mantém ainda uma livraria Virtual.

http://gritocidadao.com.br

Lindolf Bell




O patrono que escolhi na AVBL é o catarinense Lindolf bell, da catequese poética-e que criou os corpoemas e tem Centro de memória em Tombó, sua terra natal:a Casa do peta lindolf bell, cuja curadoria é de sua filha, Rafaela Hering Bell.

HUS MANO




Essa , um dos mais lindos "portraits de Marco Llobus, na série Hus Mano-que mostra artistas e poetas populares, do interior das Minas Gerais.

vejam mais em seu blog:http://marcollobus.blogspot.com

História-Claudio Márcio Barbosa




Poema de Claudio Márcio Barbosa.O poemeto sobre a necessidade de , além de ter, ser História, forma um H.Já foi publicado em Estalo, a revista.

A namorada ganhou uma e minha versão em cor-de-rosa

ALDRAVA




Baner da Aldrava ,Letras e artes, de Mariana,MG, que divulga muita poesia no jornal ALDRAVA.Os aldrvsitas são grandes poetas sui generis.

Sou assinante e onde vou, distribuo exemplares cedidos pelo forte grupo cultural que tanto tem trazido láureas a MG.

A versão virtual do jornal http://aldravaletrasearte é lida emn todo o mundo.

Tereza Pereira-Júlia Menina




Poema concreto,Júlia Menina, de Tereza Pereira,da Academia de Letras de pará de Minas, autora de "Se Um paianista Numa Noite Branca, Contemplação, para sua sobrinha.

No Ar e Pitanga-Luzia Coelho




A Poeta portuguesa Luzia Coelho, quando veio lançar CuNoAR, trouxe também a antologia de minicontos chamada Pitanga-e onde estão minhas amigas Tânia Diniz , editora do jornal Mural Mulheres Emergentes e poeta, e Terezinha Pereira, esta, da Academia de Letras de Pará de Minas.Ainda não li nehum dos livros, mas quero fazê-lo em breve.

Sobre o título(de ouvido", imaginei uma palavra afro, algo quial KUNUAR.A autora explicou que é o nome que se dá ao comércio nas calçadas:para comprar, as milheres abaixam a cabeça a erguem o traseiro...

PalavrasAzuis-Manczac




Terezinha Manczac , editora, poeta e em especial haikaista,em 2008 lançou a antologia cooperada Palavras Azuis, onde estou com uma poemas da série Poetas Suicidas

BIANCHI




O poeta e artista uruguaio, presidente do Movimento Cultural aBrace,Roberto Bianchi, lançou em 2008 esse novo livro, cujo título é um poema, delicioso de ler e dizer..."NADA RUMOREA COMO TU AIRE"

Bom lembrar que o Encontro do aBrace, neste ano de 2009, acontece no Brasil,no RS, com muitos lançamentos-da editora aBrace e de qualquer outra editora que o autor inscrever.

(Clevane Pessoa)

O Grão Imastigável




Bruno Grossi , jovem e talentoso fez um livro visceral que para o lançamento, entregava acondicionado em latinhas, chamado o Grão Imastigável.

Ele movimenta o Cão Xadrez, a REVISTA NOTAINDEPENDENTE e várias coisas mais.

Casa das Rosas




Na linda Casa das Rosas-bela a partir do nome-, amantes da Poesia dizem e ouvem poemas.Bilá Bernardes lá esteve e trouxe-me esta foto.

(Clevane Pessoa)

Poemas em Metrô, ônibus, etc.




Um dos concursos para Poesia no ônibus e no trem.

Em Belo Horizonte, o Projeto A Tela e O Texto, colocou poemas de vários autores, inclusive meus amigos, no Metrô e adorei ter haikais selecionados pelo Poeta Jairo Rodrigues.

Tânia diniz fotografou para mim um deles, mas a foto não ficou muito nítida.

UniVersos




A capa de UNI-Versos, antologia organizada pela poeta Edinara Leão, Presidente do vir-ARTE, onde estou.

Clevane Pessoa

UMBIGO



Um de meus poemas, da série UMBIGOS-poster-poema em criação de LLobus e que distribuí em meu recital nas terças Poéticas.

Clevane Pessoa

PAz e Poesia




Em 30 de março de 2008, no Posto da Belotur da av.Afonso Pena,Poetas vestiram camisetas brancas, uns escreveram poemas nos outros e pouco depois, fora, distribuir 1200 livros embrulhados para presentes e poemas impressos pela Gráfica O Lutador.

Sobre essa ação, leia o blog http://poetaspazepoesia.blogspot.com

Clevane

Agora, em 2009, repetiremos esse trabalho que tanto prazer nos deu e que teve muitos desdobramentos durante todo o ano.

Essa, a foto colocada no certificado que os poetas receberam-e também num mega banner, colocado no estande doado pela ONG Associação Arte pela Paz.

Créditos da foto:
Marco Llobus.

Sementes de Poesia




Todas as segundos domingos de cada mês, Regina Mello(foto), Diretora do Museu Nacional da poesia(MUNAP), reúne Poetas e amantes da Poesia para uma das ações mais queridas do MUNAP: SEMENTES DE POESIA.

Bardos presentes e leitores, pessoas presentes e passantes, podem usar o microfine e declamar, fazer performances ou ler poemas.É o caso de Homero Brasil e Mônica Andrade;ele Diretor do Parque Municipal Renê Gianetti, na Praça dos Fundadores e ela ,sua assessora, que levam livros ou lêem dos poemas ali oferecidos em impressos, jornais ou livros colocados à disposição dos interessados.

ME-Mulheres Emergentes




Karina Campos,uma das poetas presentes na antologia ME(Muklheres Emergentes), lançada em sistema cooperativo, por Tânia Diniz, no ano do décimo oitavo aniversário do Mural MUlheres Emergentes.

AVSPE





No site da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, muita poesia!vale a pena conferir!

Convidada por Efigênia Coutinho, Poeta fundadora e Presidente Honorária, sou Patrona, com prazer e conto com a AVSPE para quaisquer divulgações necessárias...

Clevane

PNLL e Andreia Donadon




No PNLL de 2008, em São Paulo, Andreia donadon, convidada, observa os livros e os leitores.

JENIPAPO-poemário para crianças




J.S.Ferreira vem alcançando sucesso com o JENIPAPO-que lançou na coleção GIRO-LÊ ( ação do CLESI_Clube de Escritores de Ipatinga, Usicultura e Aldrava letras e Artes, de Mariana.

ACIMA, UMA DAS PÁGINAS .

Roda ao Mundo-antologias cooperadas






Bem se diz que em ITI, costumam fazer objetos grandes.Livros também.O poeta e editor Douglas Lara, de Sorocaba, une-se à Ottoni Editora, para realizar a edição das coletâneas cooperativas "Roda ao mundo.Estou em três, no ano passado não estive, mas em 2009, pretendo.São vinte páginas de um trabalho editorial e de editoração muito cuidadosos.

CORPOCIDADE

Diga 33




Poemas na antologia 33, da oficina Editores-onde estou - sob a coordenação de Sergio Geronimo, da APPERJ..

Clevane

Llobus na Praça Sete



Marco Llobus, no Poesia na Praça Sete, em belo Horizonte, um projeto que acontece sob a direção de Rogério Salgado e Virgilene Araújo.

Poesia a céu aberto, que acontece com sol ou chuva.Aoesia eclode!

Capas




As capas dessas antologias são crianções da premniada artista plástica deia leal (Andreia Donadon, também poetisa e contista.

Poster de Llobus




Marco Llobus, fotógrafo,a rtista plástico, webdesigner e poeta, conjuga esses que-fazeres em seus poster 9de papael e virtuais),Des/classificados, Poetus,Hus mano, Poietisa(s).

Essa maravilha acima, fruto de sua criatividade efervescente, foi capa de Estalo, a revista, número 4.

O resulktado é instigante.remete à questão que sempre coloco :"A Poesia é necessária?"Embora saiba a resposta:
-E como"

Andréia Donadon distribui poemas





Fotos:Andreia Donadon , em sua casa, distribui poemas a crianças e meu livro à professora.



Poemas impressos em papel couché, entregues por Andréia Donadon (a artista plástica Deia Leal )aos alunos da escola João benevides, de Mariana, MG-a cidade primaz do Estado.

As crianças foram visitá-la, com a Professora Conceição (Sãozinha), viram PPS de poemas e a mestra recebeu meu livro com o poema "A Indiazinha e o natal", para ler com a criançada em atividades escolares.

Esses poemas , foram impressos pela gráfica/Editora O Lutador e distribuídos, em número de 152 mil (125 autores0, a partir do evento Paz e Poesia , que aconteceu em 30/03/2008 )- que foram sendo entregues em vários eventos em todo o ano cito , em várias cidades, estados e Países.

Andréia , a quem confiamos muitos, levou-os para vários lugares, inclusive ao PNL(Prograna Nacionalde Leitura), em São Paulo).

No site http://poetaspoesiaepaz.blogspot.com, há várias fotografias dessa açaõ dos Poetas Pela paz e Pela Poesia.

FERA com Ciência, Milagrama e Porque Abraço o Mundo, no Paraná








A professora deolinda Cornicelli beosi, da cidade de Pérola, no paraná, selecionou dois de meuis poemas-Milagrama (sobre Hiroshima e Nagasaki)e Porque Abraço o Mundo, e pedou-me autorização para anexar meus versos ao esquete teatral com o qual suas alunas (é professora de Educação Artística),apresentar-se-iam no F.E.R.A(*), em Maringá.

Sendo também poeta , ela desenvolveu o tema "Ascenção do Japão", para mostrar, no ano do centenário da chegada aos Brasil dos primeiros imigrantes japoneses que aqui aportaram .

Depois, enviou-me jornais, Cd e vi as fotos no seu endereço de Orkut.

Adorei essa experiência e saber que ainda há quem nos peça licença para usar nossos textos.Afinal, Poeta quer ser lido, conhecido.O que nos não gostamos é que utilizem nosso trbalho sem nosso consentimento.Às vezes, as pessoas não nos encontram, mas citam os créditos de autoria-conforme ocorreu com um de meus poemas natalinos, transforjmado em auto de Natal, num belo Presépio Vivo.Adorei encotnrar as fotos na Internet.E meu nome .

Deolinda, muito simpática e talentosa, também é artista plástica e mandou-me livros de sua autorioa, dos quais gostei muito.

Clevane Pessoa

(*)FERA:Festival Estudantil Regional de arte, nesse ano de 2008, FERA Com Ciências.

Gostei de saber que as lindas moças e sua professora moram em Pérola:lá reside, com a esposa Márcia e a filhotinha, meu amigo Baçan, que fez a maioria de meus e-books.

Chego á conclusão que pérolas moram em Pérola...