domingo, 30 de maio de 2010

Jaak Bosmans e suas Poemagens-por Clevane Pessoa






AcimaPoemas e Montagens de Jaak Bosmans(POEMAGENS)




Jaak Bosmans


Jaak Bosmans suas Poemagens

A formação musical, aliada ao trabalho publicitário, à vocação de poeta e à apreensão/compreensão cinestésica e sinestésica,levaram Jaak Bosmans às POEMAGENS.Trata-se de um trabalho onde as relações simbióticas entre imagem e palavra, diria mais, entre imago, imagem , Verbo , Poiesis.A relação do Ser com os objetos representativos -da mais simples idéia ou conceito, à elaboração de um paradigma ou uma filosofia e vida, perpassam pela personalidade, técnicas representatvas, protótipos que espelham um grau de conhecimento pesquisa ou mesmo de insight.Todavia, nas Poemagens, tudo se mescla, graças à hipersensibilidade desse poeta visual que vem de encantar, a cada redescoberta de seu trabalho , quem o contempla ou analisa-e ainda, apenas rcebe o impacto da beleza de per si.

Claro, seu estilo de poesia e característic das pessoas com alto grau de inteligencia, pois vale-se de trocadilhos e mais, de inversões de lugares comuns, de afirmatvas em ordem indireta - onde o esperado aparece atrás do inusitado que oferece, onde o dizer é um que fazer insigante.

Dessa forma, mesmo se copiado, não será igualado, singular em sua essência de produzir para impacutar, de forma complexa, mas de maneira aparente simples e decodificável.Embora nem sempre à primeira vista...

Autorizada pelo autor, a quem entrevistarei em breve, para meu blog http://clevanessoaentrevista.blogspot.com , trarei embreve, novos exemplos dessas serpentes emplumadas repletas de mistérios e força, que são as poemagens de Jaak Bosmans.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Filósofa Univérsica Imortal, Honoris causa, pela CONALB e pela ALB ; Poeta Honoris Causa pelo CBLP; Homenagem pela contribuição à Língua Portuguesa,da UCCLA(Uniãode Cidades Capitais de Língua Portugesa) e Prefeitura de Natal pela contribuiçãoà Língua Portuguesa;Prêmio aBrace 2009;Patroness da AVSPE;Comenda Memorial da Mulher;Membro Honorário de Mulheres Emergentes;Acadêmica da ATRN, AFEMIL e da ALB;Medalha da ALDRAVA letras e Artes e do InBrasCi;

Grande Colar e Mérito na Câmara Municipal de Belo Horionte(2007);Homenagem na Assembléia Legislativa no Dia da Mulher-2001;

Representante da ALPAS XXI, do Movimento Cultural aBrace;da Rede Cultural Catitu;da virARTE.

Membro Correspondente da ADL, da ALI, da ANELCARTES, ACL da ALT, da ONE,Memorial da Mulhere Sociedade dos Poetas Vivos e Afins/RN.

Obs:essa lista acima, é colocada em gratidão e reconhecimento às entidades que as concederam-e para ,de certa forma, validar minha modesta mas consciente e consistente opinião a respeito desse trabalho de Jaak Bosmans, Presidente da Academia de Artes Letras e Cultura, Maestro Arthur Bosmans,Vice presidente da Universidade Planetária do Futuro,Cônsul B.Serra. Poetas Del Mundo.

Clevane -->clevanepax@gmail.com
Postado por Outros Espaços Poéticos às 12:24

----------------

HABEAS PINHO


Imagem envida por Jaak Bosmans.

Jaak Bosmans, criador das chamadas Poemagens-que diferem da simples ilustração , pela perfeita simbiose entre contexto e imagem -Presidente da Academia de Artes Letras e Cultura, Maestro Arthur Bosmans e Vice Presidente da Universidade Planetária do Futuro, também Cônsul dePoetas del undo no Bairro Serra, - envia-nos essa interessante história ,que caracteriza o quanto a Poesia pode ser inserida em todos s espaços e contextos .Embora já a conhecesse, sei que para muitos, será uma notável colaboração e ainda um testemunho a respeito d modo de ser do poeta nordestino.Na Casa do Cordel, em Natal, onde estive no início de maio, por exemplo, chegam doutores e não doutores, unidos pela Poesia, pelo Cordel.Não é à toa que Gustavo Dourado residente em Brasília, produz refinados cordéis, tendo usado um para sua dissertação de mestrado.Também exalta personagens de ontem e de hoje,com seu talento nato e desenvolvido de cordelista apurado.Aliás, Gustavo completa cinquenta anos e vem sendo fesejado em prosa e versos. Nossos cumprimento ao amigo.

Agora, leiam :

Habeas-Pinho


"Em 1955, em Campina Grande, na Paraíba, um grupo de boêmios fazia serenata numa madrugada do mês de junho, quando chegou a polícia e apreendeu o violão.

Decepcionado, o grupo recorreu aos serviços do advogado Ronaldo Cunha Lima,

então recentemente saído da Faculdade e que também apreciava uma boa seresta.

Ele peticionou em Juízo para que fosse liberado o violão.

Aquele pedido ficou conhecido como "Habeas-Pinho" e enfeita as paredes de escritórios

de muitos advogados e bares de praias no Nordeste.

Mais tarde, Ronaldo Cunha Lima foi eleito Deputado Estadual, Prefeito de Campina Grande, Senador da República, Governador do Estado e Deputado Federal."



Eis a famosa petição:

HABEAS-PINHO



Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da 2ª Vara desta Comarca:

O instrumento do crime que se arrola

Neste processo de contravenção

Não é faca, revólver nem pistola,

É simplesmente, doutor, um violão.



Um violão, doutor, que na verdade,

Não matou nem feriu um cidadão,

Feriu, sim, a sensibilidade

De quem o ouviu vibrar na solidão.



O violão é sempre uma ternura,

Instrumento de amor e de saudade,

Ao crime ele nunca se mistura,

Inexiste entre eles afinidade.



O violão é próprio dos cantores,

Dos menestréis de alma enternecida

Que cantam as mágoas e que povoam a vida

Sufocando suas próprias dores.



O violão é música e é canção,

É sentimento de vida e alegria,

É pureza e néctar que extasia,

É adorno espiritual do coração.



Seu viver, como o nosso, é transitório,

Porém seu destino se perpetua,

Ele nasceu para cantar na rua

E não para ser arquivo de Cartório.



Mande soltá-lo pelo Amor da noite,

Que se sente vazia em suas horas,

Para que volte a sentir o terno açoite

De suas cordas leves e sonoras.



Libere o violão, Dr. Juiz,

Em nome da Justiça e do Direito,

É crime, porventura, o infeliz

cantar as mágoas que lhe enchem o peito?



Será crime, e, afinal, será pecado,

Será delito de tão vis horrores,

perambular na rua um desgraçado

derramando ali as suas dores?



É o apelo que aqui lhe dirigimos,

Na certeza do seu acolhimento,

Juntando esta petição aos autos nós pedimos

e pedimos também DEFERIMENTO.



Ronaldo Cunha Lima, advogado.



O juiz Arthur Moura, sem perder o ponto, deu a sentença no mesmo tom:



"Para que eu não carregue remorso no coração,

Determino que seja entregue ao seu dono,

Desde logo, O malfadado violão! “



Recebo a Petição escrita em verso

E, despachando-a sem autuação,

Verbero o ato vil, rude e perverso,

Que prende, no cartório, um violão.



Emudecer a prima e o bordão,

Nos confins de um arquivo em sombra imerso

È desumana e vil destruição

De tudo, que há de belo no universo.



Que seja Sol, ainda que a desoras,

E volte à rua, em vida transviada

Num esbanjar de lágrimas sonoras.



Se grato for, acaso ao que lhe fiz,

Noite de lua, plena madrugada,

Venha tocar à porta do Juiz.



Postagem de

Jaak Bosmans

Presidente da Academia de Artes Letras e Cultura, Maestro Arthur Bosmans

Vice presidente da Universidade Planetária do Futuro

Cônsul B.Serra. Poetas Del Mundo

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Notícias da CASA do CORDEL- Abaeté e Erick

Alunos interessados na mostra de cordeis (leiam abaixo):





Erick Lima xilogavurista, filho de Abaeté:






QUANDO ESTIVE NA CASA DO cORDEL, EM MAIO DE 2010.NA FOTO, COM DETH HAACK, A pOETISA DOS VENTOS E iNOCÊNCIA MATA, PROFESSORA UNIVERSTÁRIA EM LISBOA, QUE NÃO APENAS SE INTERESSOU, COMO PARTICIPOU DO RECITAL, LENDO VERSOSS DOS CORDELITAS.Conosco estva o erfeito anfitreão , pesquisador de poesia popular Aquino Neto, vereaor, radialista , iteressado a manutenção da memória dos cantadores, repntistas e cordelistas, que durante o i Encontro de escritores de Língua Portuguesa, assessoru o grande homenageado PEDRO BANDEIRA, um grande poeta e teólogo/cantador ,espetacular muito querido no Nordeste.Tive a honra de ser homenageada com ele.Mas, aniversariando dia primeiro, já viajara quando de nossa visita à Casa do Cordel.No entanto, no Hotel pestana, o entrevistamos.Estou trasncevendom as respostas e publicarei em breve.

PARA O RECITAL
SE FOR A NATAL, VISITE A CASA DO CORDEL-SOMOS MUITO BEM ACOLHIDOS E O ACERVO É ENORME!PRETENDO PUBLICAR MEuS CORDEIS ,NA EDITORA QUE MANTÉM!
CLEVANE PESSOA

Recebo, com prazer, do xilogravurista Erick Lima mais novidades sobre a intensa vida cultural da casa do Corel, em Natal, onde ressalto o trabalho eitorial, os cordeis de seu pai, Abaeté e a preservação da memória xilográfica, recehada das inovações de estilos pessoais do jovem artita, PARA ALUNOS DE EScLAS.

Alunos, muito interessados, em visita à casa do Cordel-Natal-RN-peservação da memória.
Fonte das fotos:http://casadocordel.blogspot.com/


Abaeté lê Cordel, quando, merecida e orgulhosamente,a casa do Cordel participou do I Fórum científico e cultural da região do Mato Grande, no IFRN de João Câmara :


O poeta nando , a 25 de maio de 2010-- lançou, na Casa do Cordel, o "Socialismo e as Igrejas" baseado na obra de Rosa Luxemburgo.

Aconteceu na Casa do Cordel
Rua Vigário Bartolomeu,578
Centro - Natal-RN


Visite e compre lá mesmo, sendo recebido sempre pela simpatia do cordelista Abaeté e seu filho Erick, artista , escultor de baixo relevo em madeira, para as matrizes das capas.Títulos também são enviados pelo Correio.


O xilogravirusta Erick, desde abril, sexta-feira, 21 de maio de 2010 ministra sua ayula em escolas, mantendo assim uma antiga tradição e a memória nordestina para o cordel.Os jovens apreciam muito -e eles representam o futuro.

<>**<>Imagens:
Estudantes do Escola Estadual Anísio Teixeira, visitam a Casa do Cordel.
Fruto de um trabalho em sala de aula, alunos da Escola Estadual Anísio Teixeira visitaram, na quarta-feira(19 de maio) a Casa do cordel.

Os alunos puderam ouvir uma explicação do poeta Abaeté e do Xilógrafo Erick Lima sobre a literatura de cordel e a xilogravura.Cada aluno adquiriu pelo menos um exemplar de autoria do poeta Abaeté,autor que está sendo trabalhado na escola."(ERICK LIMA)


><**><

(Postado por Xilogravura nas Escolas às 19:34 0 comentários ):


Paulo Almeida e Audrey Ciais expõem acervo fotográfico no sábado


"A exposição Fotográfica “O Cotidiano da Juventude Francesa”, dos fotógrafos Paulo Almeida e Audrey Ciais entrouem cartaz na Casa do Cordel a partir deste sábado, às 16h. Na ocasião houve um bate papo com o fotógrafo Paulo Almeida, o organizador da exposição, que ficará aberta ao público de 22 de maio a 21 de junho.




As imagens expostas nos varais da Casa do Cordel são retratos do cotidiano da juventude francesa que vão do período de janeiro de 2006 a maio de 2008 e resulta de um trabalho de dois fotógrafos profissionais Paulo Almeida e Audrey Ciais e quatro alunos curiosos de fotografia da Universidade de Nanterre, na França: Kaci, Ilinca, Pedro e Leslie.



Os focos de suas lentes vão desde um corriqueiro encontro entre amigos até algumas manifestações de protesto de direita ou da esquerda que se desenrolava na ocasião. De uma ocupação de uma universidade ao controle de uma via pública e a dispersão pelas forças de ordem da Vª República francesa contra os entusiasmados jovens rebeldes do século XXI, que insistiam em gritar os seus sonhos no meio da rua.



Algumas fotografias expostas fize-ram partem de duas exposições apre-sentadas na Universidade de Nanterre: A primeira, “Esta Primavera” (Ce Printemps) em maio-junho de 2006, relacionadas aos protestos contra a lei de igualdade de chances, que tentava regulamentar a precarização do trabalho para a juventude, mais conhecida como a luta contra o contrato de primeiro emprego (CPE), no hall do prédio da administração e a segunda “Coleção Outono-Inverno, divulguem” (Colletiion automne-hiver, affaire à suivre), na sala de exposição Reverdy, em fevereiro de 2008, relacionadas aos protestos contra a privatização das universidades públicas e o aumento do tempo de serviço para os ferroviários.



Complementam a exposição um cordel do poeta Abaeté e um acervo de documentos, colagens e panfletos, em francês, para os mais interessados pelo assunto e que desejam estudar a cultura de uma parcela da juventude dos nossos dias.



A idéia da realização da exposição na Casa do Cordel é juntar poesia e fotografia misturando-se entre os varais, trazendo os ventos de novos trovadores para soprar em nosso mar, já que o cordel veio do outro lado de lá."

Repetimos:



A Casa do Cordel fica na Rua Vigário Bartolomeu,atrás da Assembléia Legislativa.

Fonte: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/paulo-almeida-e-audrey-ciais-expoem-acervo-fotografico-no-sabado/148986
Postado por Xilogravura nas Escolas às 18:01 0 comentários
Marcadores: Exposição, Fotografia, Juventude, Paulo Almeida
quarta-feira, 19 de maio de 2010

><**><

Saibam mais:


"Deu na Imprensa
Herdeiro da Xilogravura


As paisagens do sertão nordestino misturadas aos elementos do imaginário popular, como lobisomens, sereias aladas, cavalos de fogo, são impressos com freqüência nos livros de cordel a partir da técnica da xilografia. A técnica milenar surgiu como recurso de reprodução de impressos e ganhou status de arte nas mãos de grandes pintores europeus. Aqui no Nordeste a xilografia se popularizou e vem sendo preservada por grandes mestres, como o pernambucano J. Borges, considerado o maior gravador popular em atividade no Brasil. Herdeiro desta tradição e ao mesmo tempo rompendo com ela, o jovem xilógrafo potiguar de 24 anos, Erick Lima, está realizando cursos nas escolas públicas de Natal e região metropolitana com o objetivo de divulgar a técnica e a história da xilografia para adolescentes. “A cultura popular, apesar do nome, fica restrita a um pequeno grupo de produtores, chegando à população apenas o que é considerado cultura de massa”, disse Erick Lima, cujo projeto de popularização da xilografia foi aprovado pelo BNB Cultural e deve ser executado até o final deste ano.

As oficinas vão acontecer nas escolas públicas de todas as zonas de Natal e na Região metropolitana, como Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz, São José de Mipibu e Nísia Floresta. “Antes da oficina eu entro em contato com os professores, para que possamos planejar a inserção do conteúdo na sala de aula”. No dia da oficina é feita uma contextualização histórica e em seguida os alunos põem a mão na madeira.

Erick Lima começou a trabalhar sistematicamente com a xilografia apenas em 2007, apesar do pouco tempo dedicado a arte, o jovem que é estudante de Ciências Sociais da UFRN, está imerso no universo da cultura popular nordestina desde a infância. Ele é filho de Erivaldo Leite de Lima, conhecido como Poeta Abaeté, um cordelista atuante no Estado. “Meu pai é de Sertânia, interior de Pernambuco e produz cordel há muito tempo. Ele veio para Natal há quase 30 anos”, disse Erick. E foi para ilustrar as histórias do pai e de seus amigos, que ele fez as primeiras matrizes em madeira.
Gravuras viram camisetas e azulejos
Os cenários representados em seu trabalho surgem tanto de sua memória da infância, já que na companhia do pai viajou por municípios do sertão nordestino, quanto dos textos dos cordelistas. “Os autores de cordel às vezes viajam na construção do texto. Nestas horas eu não posso fazer as gravuras a partir da minha memória, faço a partir dos textos”, disse.

Para fazer as matrizes em madeira, Erick utiliza ferramentas industrializadas, como as goivas e outras artesanais, como estiletes e pontas de faca. Dependendo do tamanho, o artista leva cerva de uma hora entre lixar a superfície da madeira, desenhar, entalhar e banhar o suporte com tinta de impressão gráfica.

A produção é rápida e não custa caro. Somando os valores gastos com a madeira, lixa e tinta, o artista gasta em média R$ 20,00. Apesar do baixo custo na produção, a atividade não é rentável, já que uma matriz de impressão pode ser vendida por apenas R$ 30,00.

O xilógrafo se mantém a partir das oficinas que ministra em escolas e na Casa do Cordel, além de vender matrizes para impressão de bolsas, camisetas e azulejos.

Segundo Erick o projeto aprovado pelo BNB não é uma fonte de renda, mas um meio de dar continuidade a outro que já vinha sendo realizando com recursos próprios, junto a Casa do Cordel. Segundo Erick, eles realizaram oficinas em escolas públicas e particulares com o objetivo de difundir a técnica. “Não queremos que a técnica fique presa em panelinhas”, disse Erick.

O xilógrafo diz que ao levar a xilografia e o cordel para as escolas, também está levando um pouco de história e das manifestações populares do estado. Afinal, nas páginas dos livretos é comum encontrar a história de nomes importantes, como de médicos, cangaceiros, artistas e de manifestações como o Boi de Reis e as procissões.

Em suas pesquisas Eick lima descobriu que nomes importantes das artes visuais no mundo usaram a xilografia como recurso. Um deles o norueguês Munch, que pintou a célebre obra O Grito (óleo e pastel sobre o cartão). Os trabalhos feitos no nordeste utilizam a mesma técnica difundida no século VIII, mas imprimem o modo particular do seu povo. A divulgação da xilografia nordestina veio depois de percebida a semelhança entre as gravuras populares feitas pelos xilógrafos e a arte européia. “A xilografia só foi popularizada depois que pesquisadores apontaram semelhanças com o movimento expressionista europeu e passaram a citar as obras em seus trabalhos acadêmicos”.

Abaeté na companhia de amigos abriu a Casa do Cordel, que hoje funciona na Rua Vigário Bartolomeu. Como sobravam cordéis e faltavam ilustrações, Erick precisou pesquisar na internet sobre xilogravura e bater um papo com artistas que dominam a técnica. A curiosidade do jovem foi tanta, que ele percorreu quilômetros para encontrar dois grandes mestres da xilografia popular. Na cidade de Bezerros, interior de Pernambuco ele conheceu J. Borges, considerado o maior gravador popular em atividade no Brasil e em Caruaru conheceu Seu Dila, o mestre de J. Borges.

A partir das pesquisas e do contato com os mestres, Erick começou a elaborar os seus primeiros trabalhos. “Os cordelistas me pressionavam muito, chegavam para mim e diziam: você tem que fazer isso direito para ilustrar os cordéis”. Dessa pressão nasceu o artista e o difusor da arte e da técnica da xilogravura popular.


Fonte: Tribuna do Norte - 19/05/2010
Postado por Xilogravura nas Escolas às 03:37 0 comentários
Marcadores: Casa do cordel, xilogravura, Xilogravura nas escolas
domingo, 16 de maio de 2010


Casa do Cordel participou do I Fórum científico e cultural da região do mato grande, no IFRN de João Câmara

Poeta Abaeté declamou sua veros de seu cordel (vejam foto acima )

><*><



"A Casa do Cordel participou da programação cultural do I Fórum Científico e Cultural da Região do Mato Grande, ocorrido nos dias 12 à 14 de maio no campus da cidade de João Câmara.
À convite do professor Milsson Santos, os poetas Abaeté e Ivan Cordel abrilhantaram o evento com um recital de poesia para os participantes.
Os alunos e professores puderam,ainda, conhecer e adquirir parte da produção da Casa do Cordel, em uma banca de folhetos, CDs de violeiros e poesia popular.
Estiveram presentes, também, o xilógrafo Erick Lima, a atriz Ana Santana e o Jornalista e ativista cultural Mery Medeiros.



Alunos passavam interessados na banquinha de folhetos e e liam os cordéis.






Maisregistros :

segunda-feira, 19 de abril de 2010
Xilogravurista Erick Lima ministra oficinas em escolas públicas da grande Natal.
O xilógrafo Erick Lima deu inicio hoje ao projeto Xilogravura Nas Escolas com uma oficina na Escola Estadual Professora Eliah Maia do Rego-Parnamirim-RN.


Este projeto faz parte do programa BNB Cultural, onde serão contempladas dez escolas públicas da grande Natal, Parnamirim,Nisia Floresta,São Gonçalo do Amarante,Ceará-Mirim,Estremoz,São José de Mipibú,e as quatro zonas da cidade do Natal.

O objetivo é levar esta belíssima manifestação da cultura popular ao encontro dos estudantes para potencializar o interesse nesta técnica, utilizando a escola como espaço privilegiado, inserindo o tema no planejamento dos professores de disciplinas como Artes, Cultura do Rio Grande do Norte, História e Português.


Ao final será editado um folheto com as melhores xilogravuras de cada escola.

><***><

Visitem:http://casadocordel.blogspot.com/

Divulgação:
Cevane Pessoa de Araújo Lopes

Diretora Regional do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais(InBRASCI) e Vice Presidente do IMEL(Instituto Imersão latina.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Interpretaçao do Mito da Mulher Poliglota, segundo Brenda Mars e outras poetisas

Faço leitura interpretativa de estrofes do Mito da Mulher poliglota, de Brenda Mars, ao lado do banner com minha ilustração(Mulher de Língua de Gato).
Terças Poéticas, Palácio das Artes, recital de Brenda e lançamento de seu livro Poesia Sonora.





Brenda Mars, num momento da interpretação de O Mito da Mulher Poliglota:







Na interpreetação do poema "O Mito a Mulher Poliglota", de Brenda Mars, constante na antologia Nós da Poesia(selo IMEL), fiz esse banner-uma mulher com língua de gato.Na foto, Iara Kelly, uma das participantes, lê trechos do poema da jornalista, que , à ocasião, lançava seu livo Poesia Sonora.Palácio das Artes-Terças Poéticas-2009-Belo Horizonte,Brasil

Clevane Pessoa

Crédito das fotos:Sebastian Moreno

Foto constante também em meu blog na Union Hispano Americana :
http://unionhispanoamericana.ning.com/photo/poesiasonoraiarakelly

E no blog de Brenda Mars em seu blog do Imersão Latina, na Rede Ning

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Encontro de Utopias-Sarau do Metrô -25 de maio-SP-Estação Santa Cecília



A cuação de espaços urbanos urbanos pelas letras, pelas artes,pela fotografia, pela POIESIS em sentido lato, é tendência cada vez mais recorrente em todas as cidades do mundo. Regina tieko , nos envia essa chamada, atavés do vibrante e gracioso convite:


Encontro de Utopias no Sarau do Metrô

"Olá pessoas do bem :

O coletivo Encontro de Utopias convida a todos para a sua participação no Sarau do Metrô! Traga sua arte, sua rima, o verso livre, a música, os adereços e instrumentos!

Microfone aberto , participação livre e sujeita a devaneios, performances, brincadeiras , protestos, debates e principalmente poesia, é claro!"

Terça-feira 25/05/10 das 18h às 20hs.


Sarau do Metrô
Estação Santa Cecília
Poiesis – Organização Social de Cultura
Companhia do Metropolitano de São Paulo
Marco Pezão (Produtor Cultural)

Divulgação:

Clevane Pessoa Diretora Regional do InBrasCi e Vice Presidente do IMEL

ECOLOGIA-O NOVO TEMA DO BELÔ POÉTICO-2010




Rogério Salgado e Virgilene Araújo, ativadores culturais, que fazem poemas juntos e há anos militam pela causa poética, mais uma vez empenhados na temática geral a ser abordada no belô Poétio, que além do lançamento da antologia anual Poetas En-Cena, promete várias atrações e principalemnte o congraçamento entre poetas que vêm de vários lugares para a capital mineira, vêm de divulgar a primeira chamada geral, tendo a ECOLOGIA por mote desse novo Encontro.

Fomos avisados pelo Poeta Rogério Salgado, que neste ano, nosso movimento PAz e POESIA, do grupo "POETAS PELA PAZ E PELA POESIA" SERÁ HOMENAGEADO, PELO BELÔ POÉTICO- O QUE NOS ALEGRA.

NO ANO PASSADO,2009, NO PALCO DA AMI(ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE iMPRENSA), ELE RECEBEU ,entre outros agraciados, A POMBA DA PAZ, UMA CONCEPÇÃO DO MAKETISTA E POETA MINEIRO , o advogado DR.ANTONIO DAYRELL, AUTOR DE "POESIA PARA PARAR O TEMPO".

Aguardem.

Clevane Pessoa

Diretora Regional do InBRasCi(Instituto Brasileiro de Cultuas Internacionais,
Representante do Movimento Cultural aBrace e Vice Presidente do Instituto Imersão latina(IMEL)

Brenda Mars e Anand Rao, no Espaço Mix



Hoje, o poeta, ativista e divulgador cultural Jaak Bosmans, reabre o Espaço MIX, com a apresentação do músico Anad Rao, cantor e compositor e a apresentação da jornalista Brenda Mars,que fará a leitura dos poemas enviados ao artista:conforme é de seu costume, ele solicita, durante o show, que pessoas mandem-lhe seus poemas, e os musica na hora.

Ele reside em Brasília, mas costuma apresentar-se na capital mineira, inclusive no Belô Poético.
Ela(*) já fez perfrmances em Cuba, Paris, Chicago,Argentina e outras cidades mineiras e Estados além de Belo Horizonte.

A promessa de uma noite interessante, com a poesia mesclada à música, está no ar.Compareçam!

Divulgação:
Clevane Pessoa
Vice Presidente do IMEL.
Diretora Geral do InBrasCi

(*) Visite o blog de Brenda Mars, Prsidente do IMEL:

http://imersaolatina.blogspot.com/

segunda-feira, 17 de maio de 2010

domingo, 16 de maio de 2010

ClevanePessoa-MATRIMÔNIO para Arias Manzo e esposa, Maggy Gomes Sepúlveda.


Crédito da foto do matrimonio de Maggi e arias:Lu Peçanha



Matrimônio

Meus sinceros votos de amor e paz,
para Arias Manzo e esposa , Maggy Gomes Sepúlveda


Que respirem compassados e sossegados o mesmo ar
e saibam um do outro os mais antigos e os mais novos segredos.
Que a a confiança abra-se e multiplique-se qual o pólen na flor,
a prometer á alma messe de fertilização plena.
Que seus poros exalem os perfumes mais ricos e pessoais
e que dos carinhos de suas mãos, mil desenhos indeléveis sejam traçados,
mas que apenas ambos os possam ver com olhos de vitrais,
mas que as pessoas no entorno percebam todos os vestígios da farta ceia dessas núpcias.
Qua a cumplicidade os torne a um tempo irmãos, amigos e amantes.
Que ouçam a música inaudível a outros ouvidos e que somente a dois a possam escutar.
Que saibam acender as jóias da noite preciosa e a tornem a cada vez mais perfeita.
Que haja "Mil Anos de Amor", a reescreverem regras flexíveis e consitentes para os eu todo dia .
Que se amem febricitantes quais beijaflores incansáveis ,em todos os instantes
e de mãos dadas, possam alçar todos os vôos, correr todas as corridas,
descansar de todos os cansaços, decantar todos os vinhos,a embriagarem-se de prazer.

Que seu amor, possa ser uma hisória verdadeira , imitada e admirada
por todos os viventes curiosos da fórmula secreta que os consagrou.

Que a felicidade trace arabescos e centenas de laços
para que permaneçam fiéis e atados por querer,
unidos e felizes até á eternidade.

Belo Horizonte, MG
Brasil

Arias Manzo, presidetede Poetas del Mundo, matrimonia-se com a Colombiana maggy Gomes Sepulveda.E a paraense Lu peçanha, psicóloga e fotógrafa, que mora , no Brasil, em Minas Gerias, viaja para a Colombia, onde , ana qualidade de madrinha do enlace, fotografa os felizes noivos.

Ela então, com ua maneiras de mel, faz-me um pedido de eu escrever um poema para as fotografias e então, ao vê-las, brotam-me esses versos, que envio de presente ao casal.

SPECULUM ART

Vejam as chamadas para a mais recente ediçã da SPECULUM, recheada de excelntes artigos e chamadas:

http://www.speculum.art.br/novo/wp-content/plugins/meenews/frontManage.php?Showing=ShowNewsletter&NewsId=20


Contatos:faleconosco@speculum.art.br
O hiper-realismo da solidão


Por Débora Cambé, do Obvious Todos os dias, os media divulgam os retratos da vida perfeita dos protagonistas do jet-set. As festas fabulosas, as roupas que todos nós gostaríamos de ter e não podemos comprar, a conjugação perfeita entre a beleza e a juventude. O norte-americano Terry Rodgers desconstrói esse mundo de luxo e prazer através [...]
Leia mais

A ilha de Manhattann de Allen ou a ilha do medo de Scorcese?


Por Viviane Ka Woody Allen volta a filmar nas ruas de Nova York e em Nova York tudo é possível. Suicídios mal sucedidos, caipiras que dão para as pessoas certas e viram artistas de sucesso, céticos que se apaixonam e encontram no amor a saída para o desespero e o horror moderno. Na ilha de Manhattan, Woody [...]
Leia mais

Sangue do meu sangue


Por Danilo Corci Jonathan Kellerman é um dos mais celebrados nomes da literatura policial estadunidense. Os motivos para isto não são, necessariamente, a qualidade de seus livros, mas sim os excelentes números de vendas que ele produz. Algo muito importante quando se trata de literatura policial, que atualmente investe mais no potencial de transformação cinematográfico do [...]
Leia mais

Coca-Cola, o ópio do povo


Por Sergio Laet Bechara São bastante conhecidas as artimanhas para fazer uma canção atingir um certo êxito comercial, mas, independente de quais forem esses mecanismos, eles normalmente passam pela popularização do material. Não cabe entrar no mérito do popular ser aquilo que nasce do povo ou o que o povo consome, pois não é esse o [...]
Leia mais

Cartazes russos contemporâneos

Por Divulgação Depois de organizar exposições das artes gráficas polonesa, suíça, japonesa, francesa e algumas brasileiras, o Instituto Tomie Ohtake traz mais uma vertente do Leste Europeu, os cartazes russos representados pelo Ostengruppe. Fundado em 2002 pelos designers Igor Gurovich (Riga, 1967), Anna Naumova (Moscou, 1973) e Eric Beloussov (Dushanbe, 1964), recentemente contando também com Natasha [...]
Leia mais

Fanny Ardant em SP

Por Divulgação O SESC São Paulo é o parceiro brasileiro da ONG Art for the World no projeto THEN AND NOW – Beyond borders and differences [Além das fronteiras e diferenças]. O projeto consiste na realização de um filme com 14 curtas-metragens produzidos em diversos países. O tema é interação entre diferentes religiões, culturas e nações. Idealizado [...]
Leia mais

John Cage: ...visionário... revolucionário...?

Por Divulgação O concerto é, em 25 anos, o primeiro a ser realizado na cidade com programa exclusivamente dedicado à obra de John Cage – desde Outubro de 1985, quando o compositor, filósofo, poeta e artista plástico americano aqui esteve participando da 18ª Bienal Internacional de São Paulo. A apresentação, pelo grupo Percorso Emsemble, acontece no [...]
Leia mais

Visionaire para todos os sentidos

Por Divulgação O Instituto Tomie Ohtake recebe a mostra Visionaire para todos os sentidos, que reúne os 50 primeiros números da exclusivíssima revista com sede em Nova York, em comemoração aos seus 20 anos. Com edições exclusivas de tiragens que vão de 400 a 6.000 exemplares, publicadas três vezes por ano, a Visionaire projetou-se no mundo [...]
Leia mais

Espectros de Shakespeare


Por Divulgação Em “Espectros de Shakespeare – Do outro Lado do Vento”, a companhia inspira-se nas tragédias de “Macbeth”, “Otelo”, “Rei Lear” e “Hamlet” “Seus personagens trágicos demonstram tanta grandeza, que em seu erro e queda podemos ter viva consciência das possibilidades da natureza humana.” (A. C. Bradley). A obra de William Shakespeare, o mais influente dramaturgo [...] "

Leia mais , navegando até SPECULUM(link lá em cima)

E, de presente, uma chamada da Speculum para a mostra de cartazes russos contemporâneos -se estiver em S.Paulo, visite:
Cartazes russos contemporâneos
Published: 14 de maio de 2010
Posted in: Artes, News
Tags: Cartazes Russos, exposição, mostra, Tomie Ohtake

Por Divulgação

Depois de organizar exposições das artes gráficas polonesa, suíça, japonesa, francesa e algumas brasileiras, o Instituto Tomie Ohtake traz mais uma vertente do Leste Europeu, os cartazes russos representados pelo Ostengruppe. Fundado em 2002 pelos designers Igor Gurovich (Riga, 1967), Anna Naumova (Moscou, 1973) e Eric Beloussov (Dushanbe, 1964), recentemente contando também com Natasha Agapova (Zhukovskyi, 1985), o grupo vivenciou a passagem do regime comunista para um mundo de muitos contrastes sociais e variadas influências culturais, a era da interculturalidade.

Segundo a curadora da exposição Ruth Klotzel, os cerca de 80 cartazes reunidos destacam uma linguagem particular, com forte influência do construtivismo russo em alguns casos, mas com uma técnica bastante despojada, frequentemente com visíveis traços de produção manual, sem que, com isso, seja afetada a precisão conceitual.

“Dedicando-se principalmente a trabalhos na área cultural, o Ostengruppe, muitas vezes, é obrigado a trabalhar em condições precárias e com recursos reduzidos, mas o resultado é sempre impactante e eclético”, comenta a curadora. Além da inspiração na história – construtivismo russo e futurismo -, a produção do grupo revela influências de outros lugares e momentos, passando pelo cartaz polonês, a utilização de recursos mínimos do design japonês, o design suíço, o pop americano, entre outros.

Para a curadora, todos esses ingredientes misturados formam uma identidade muito peculiar, diversificada, contemporânea, carregada de imagens e valores universais. “Ostengruppe deixa de lado o virtuosismo técnico para comentar de forma bem humorada a essência do que interessa: eles nos mostram como é possível ter qualidade sem pompa, com muita inteligência e uma boa pitada de repertório”, completa.

Os 3 designers fundadores do grupo são membros da Academia Russa de Design Gráfico. Seus mais recentes projetos incluem o redesenho da identidade do 29th Moscow International Film Festival (2007); da Moscow Biennale of Contemporary Art (2005 e2007); programação visual da“Golden Bee” 7th Moscow International Biennale of Graphic Design (2006); a produção de mais de 200 posters para o centro cultural DOM, desde 2002.

Exposição: Cartazes Russos
Abertura: 19 de maio, às 20h (convidados)
Até 20 de junho de 2010, de terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) – Pinheiros SP Fone: 11.2245-1900

Marco Milani-Diversa Sintonia -Itália











"Edizioni DIVERSA SINTONIA


... Maggio 2010


Un immenso saluto a tutti.
Dopo la ristampa de IL GUERRIERO DI LUCE, vi presento 3 nuovi volumi che danno continuita' a quella che la 'concezione-editoriale' che ha deciso di portare avanti EDS: libri 'ottimizzati' dentro e fuori; cura assoluta dei testi e della loro espressione grafica, qualita' libro 'globale' e prezzi contenuti per il possibile.
Siamo un'associazione culturale. Editoria come la intendiamo reinvestire 'tutto' in promozione, allo sviluppo di/in reti distributive anche alternative, alla ricerca di ulteriori spazi (consueti e non) e alla creazione di 'nuovi' spazi e 'nuove' opportunita' in distribuzione. E il 'libro' innanzitutto.
Vi ringrazio di essere ancora con noi e per il vostro sostegno.



L'Impero Connettivo domina lo spazio e il tempo;
farlo sul passato significa controllare il futuro.
Un Essere nuovo, unico, nato per caso o per destino.
Un mondo ricreato dal passato.
Un ladro che trova sempre la strada per sopravvivere,
anche ai killer cibernetici. Anche a quelli solamente cibernetici.
Un percorso d'iniziazione verso la consapevolezza della verita'.

Lotte di potere apparentemente locali su uno sfondo iperconnesso e oscuro.
E la regia di una presenza occulta...

La Conoscenza si muove,
e riempie ogni spazio con la sua energia.

* * * * * * * *

La saga dell'Impero Connettivo...




La space-opera piu' complessa e variegata
della new science-fiction
del terzo millennio,
da due autori portanti
della nuova SF italiana:
il Connettivismo


Annalisa vive da anni nella sua tenuta, spersa nel cuore degli Abruzzi. Si lasciata andare, ritrovandosi trasandata, grassa e soprattutto 'sola'. Orfana di entrambi i genitori non si e' mai sposata e, dopo un'infausta esperienza lavorativa post laurea vissuta a Roma, si chiusa in una sorta di autosufficienza esistenziale dalla quale non intende assolutamente uscire.
Ci penseranno Gemma e i suoi amici a risvegliarla, giovani musicisti girovaghi che giunti per caso una sera a casa sua, nel bene e nel male la sproneranno e accompagneranno in una difficile ricerca interiore.
Il terremoto dell'Abruzzo, l'alcolismo e una naturale inclinazione di Annalisa all'autocommiserazione, non basteranno a fermarla nella riscoperta di se stessa.
Una prova ostica di vita, che non manchera' di assumere connotati drammatici... fino all'inatteso finale.




L'avvincente
opera prima di
Vito Introna


Graziano Cecchini "Rosso Trevi"
... Roberto Guerra torna ora alla letteratura pura,
con queste fiabe futuriste, provocatorie e di raro equilibrio,
erotismo quasi cybersex eppure squisitamente liriche...

Riccardo Campa
... esiste tuttora un movimento nominalmente futurista:
uno degli esponenti piu' attivi di questo movimento
e' senza dubbio il poeta Roberto Guerra...

Marco Milani
... Roby Guerra e' un artista puro: 'genio e sregolatezza'.
Guerra un Futurista e Moana una sua opera d'arte...

Ugo Spezza
... Roberto Guerra integra la cibernetica di Norbert Wiener
con '2001 Odissea nello spazio' di Clarke/Kubrick
per finire alle citazioni di un futurista puro
come Majakovskij, definito "cyberprofeta"...




L'ennesima opera
del 'poeta'
del Futurismo
del terzo millennio:
Roberto Guerra

DOMIST - Ultime News



Seconda edizione di "Diversa Sintonia Concorso letterario di narrativa Fantastic-Zen".
Niente regole troppo rigide sui contenuti, quindi: Narrativa fantastic-zen a tendenza astratta o ascetica, oppure sociale. A tematica epica, mitologica. O l'esatto contrario: futurista. SF o fantastic-zen "no limits", ovvero carta bianca alla fantasia dell'autore.

Scade il 30/06/2010.

Info complete o per scaricare il bando su concorsiDOMIST


International Literary Project
Letteratura e Pace

Racconti, libri, articoli, ecc.
su DOMIST c'e' sempre spazio free.

* * *

Il sito e' in fase di rinnovamento. Autori/articolisti gia' presenti, per chi e' interessato c'e' una personal page da approntare: servono una foto, bio/bibliografia, links di siti e social network...

Edizioni DIVERSA SINTONIA

Se DIVERSA SINTONIA e' allargare gli orizzonti, con la propensione allo scambio culturale e all'incondizionato meditare, al sociale, al "femminile", all'integrazione, all'internazionale... Edizioni DIVERSA SINTONIA e' narrativa e saggistica verso: fantastico, mistero, favole e fumetti, metafisica e psicoscienze, music/book, arte e oriente... E' di certo editoria di qualita', di utilita' sociale e libero pensiero, insieme.
Edizioni DIVERSA SINTONIA
Associazione Culturale

via Togliatti 138/b
45039 Stienta (Ro)
C.F. 91009110296
ISBN 88-96086

Recapito telefonico: 349 2804742
info@edizionidiversasintonia.it
Vuoi supportarci?
Acquista i nostri libri, o aiutaci con un contributo libero diventando socio sostenitore dell'associazione.
Coordinate bancarie per bonifici
BANCA DI CREDITO COOPERATIVO del Polesine - Rovigo
intestato a: Associazione Culturale DIVERSA SINTONIA
IBAN: IT 97 H 08933 63460 000000027328


Ecco i nostri volumi:

PTAXGHU6 - M. Milani e S. Battisti
Vorrei che il cielo fosse imparziale - Vito Introna
Moana Lisa cyberpunk - Roberto Guerra
Il Guerriero di Luce - Marco Milani
Avanguardie Futuro Oscuro - AA.VV.
Antidoti Umani - Francesco Verso
Aiutare gli altri - Andrea Ungarelli
Fantastic-Zen 1 - AA.VV.
Godzilla e altri sogni - Marco Milani
Il Salotto di Lerici - Maria Cristina Buoso


Ecco i link delle nostre sit social-network, che sono un ulteriore possibilita' di contatto diretto e sviluppo.

EDS - http://www.facebook.com/group.php?gid=112038055166&ref=ts
FANTASTIC-ZEN - http://www.facebook.com/group.php?gid=249868661131&ref=ts
CONNETTIVISMO - http://www.facebook.com/group.php?gid=33130629170&ref=ts
TERSICORE - http://www.facebook.com/pages/Tersicore/99271032296?ref=ts
MARCO MILANI - http://www.facebook.com/pykmil.marcomilani
SANDRO BATTISTI - http://www.facebook.com/zoon.connettivismo

http://www.youtube.com/pykmil - DOMIST&EDS
http://www.myspace.com/hardandmetalbox - H&M-box
http://twitter.com/pykmil - EDS


Grazie ancora e alle prossime. Per EDS&DOMIST, Marco Milani
contatti: info@edizionidiversasintonia.it - postmaster@domist.net



Marco Milani (DOMIST ) nos envia:


Newsletter inviata a 2501 utenti list.


Contro lo spamming e in conformita' del D.Lgs. 196/2003 sulla privacy. Coscienti che e-mail sgradite possono diventare un disturbo. Se questo e' il caso ti preghiamo di accettare le nostre sincere scuse, e se non vuoi piu' ricevere notizie da EDS&DOMIST e' sufficiente rispondere a: onlynews@edizionidiversasintonia.it con oggetto NO news, ai sensi dell'art. 7 dello stesso D.Lgs.

Gli indirizzi pubblici nella mailing list sono di iscritti, di autori, di siti amici, di siti-persone-associazioni che ci hanno contattato o inviato pubblicita' letterarie ai nostri principali domini (...@edizionidiversasintonia.it - ...@domist.net), agli indirizzi di Marco Milani (personal e-mail e social network), da elenchi di pubblico dominio o pubblicati in internet. Ai sensi dell'art. 13 del Codice in materia di dati personali si informa che il trattamento degli stessi rimarra' presso EDS e avverra' nei modi e nei limiti prescritti dalla legge."

sábado, 8 de maio de 2010

Às Poetisas Potiguares






Ester, entre Jânia de Souza (janiasouzaspvarncultural.blogspot.com/ )e Flauzineide Moura (http://divulgadoraliterocultural.blogspot.com)-no blog de ambas, há fotos de minha passagem por Ntal, embora adoentada e recém saída do soro, para viajar.Mas a alegria é mesmo curativa ,aguentei a emoção e foi ótimo conhecer todas,a quem agradeço tantas demosnações de carinho .Aviso às navegantes :vou voltar assim que puder!





Eu, muto emocionada,(Clevane Pessoa, na Igreja de São Joaquim e Santa Ana, em São Jose de Mipibu ,onde nasci).





Zelma Penteado (Academia Feminina d Letras )e Geralda Efigênia, da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins.





Zelma Penteado(Presidente da Academia Feminina de Letras de Natal e criadora do memorial da Mulher )





Vilmaci Viana(http://vivicultura.blogspot.com/)




Ceicinha Câmara (nlusofonia.blogspot.com/ ), na Espanha






Deth Haak, a Poetisa dos Ventos







Das Poetisas de Natal-RN


(As imagens acima são, na maioria,do arquivo de Vilmaci Viana(*VIVI) e as captei, para ilustrar essa minha homemagem à mulher que escreve , em Natal-venho de chegar dessa linda capital nordestina, a terra do sol e de melhor clima da América do Sul.Elas respiram, escrevem e são Poesia.Agradeço à Vilmaci, esperando que permita esse inocente roubo...Rss..."


Mulheres muito sagazes
parecem versos bordar
são mulheres potiguares,
da luz do verbo capazes ,
quando conseguem rimar
qualquer coisa pelos ares.

***

Sabem fazer gulosiemas
imitam Nísia Floresta
em busca de liberdade
e florescem,de suas teimas,
muitos laços,nós em festa,
que desatam por vontade.

***

Senhoras de seus senhores
pelas leis do coração,
não cortem suas lidas sas:
são ncansáveis beijaflores,
sempre voltam às suas casas.

***

Carihosas e exempalres
profissionais e destacadas,
mas voltam sempre ao seu cais:
barcas que singram os mares
angelicais ,disfarçadas,
em guerreiras ancestrais.

***

Há sangue de potiguaras,
inocência das nativas,
em cruzamentos de raças,
bem ornadas,quais araras,
naturais, talvez esquivas,
não querem virar as caças...

***

Do Verbo, sacerdotisas,
precisam de autonomia,
para traçar seus caminhos
querem ser só poetisas
nos altos vôos da Poesia
dos quais trazem...mais carinhos!

***

Elas mesmas, seus liames,
enlaçam, rompem ou trançam:
qerem ser donas de si...
Portanto, por mais que as ames,
não as prendam, não se cansam,
têm missão de colibri...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

A todas as mulheres que escrevem poesia no Rio Grande do Norte e em especial às que conheço agora mais perto:Flauzineide Moura, Zelma Furtado, Jânia de Souza, (que mora no Algarve e está em Portugal), Geralda Efigênnia Lúcia Helena Pereira, Azhuê Freitas, Rosa Regis, a Deth Haak, de Búzios, agora natalense de adoção (a Poetisa dos ventos) e a Ceicinha Câmara (que está Portugal e publica-me em seu blog nlusofonia), além das demais que me foram apresentadas.

Aos poucos, irei publicando os poemas , cordeis, trovas e haikais de sua lavra.

Clevane pessoa
Feliz Dia das Mães, com seus filhos e/ou mães, sogras amigas.

08 de maio de 2010
Belo Horizonte, MG