domingo, 5 de julho de 2009

Há muitos Beneditos nesse Donadon





Há muitos Beneditos nesse Donadon


Com orgulho de amiga e admiradora, recebo as fotos da cerimônia que concedeu a J.B.Donadon -Leal, o título merecíssimo de Cidadão Honorário de Mariana, a pequena e histórica primeira capital de Minas, primeiro arcebispado...Sem dúvida, a ida do paranaense talentoso para a cidade, fomentou um grande intercâmbio cultural entre a promaz e outras dicades mineiras, entre o estado e os demais da União, entre o Brasil e outros Países.

Há muitos Beneditos nesse Donadon: se com o sorriso no lábios, coloca um chapéu de palha para acompnhar o Boi Rosado, ao lado da esposa, Andreia Donadon(Deia Leal), no evento Paz e Poesia, em mangas de camisa toma o violão e canta, com um terno de perfeito caimento apresenta-se em Academias de Letras e ministra palestras e conferências, com humildade ,contentamento e empatia, fotografa os eventos onde está (um exemplo : na AFEMIL, eu fiquei sem ângulo para clicadas, quando vieram , de Mariana, trazer medalha de Mulher do Ano em Minas a Conceição Abrittas e ele simplesmente, com minha pequena digital tamném além da máquina do casal, fotografou todo o tempo) ... Dá atenção aos pequenos alfabetizandos com a mesma simpatia e atenção com que leciona (é professor da UFOP, coordena o curso de jornalismo em Mariana), fala com a gente simples nas ruas, com o mesmo respeito de que faz uso quando dirige a palavra em discursos consitentes para acadêmicos e autoridades.

Essa pessoa pluralmente argamassada com o cimento da formação e dos dos estudos -é pós doutor - e a água dos saberes acumulados nas vivências pessoais, aquece e solidifica seus conteúcos ao sol da expressão pessoal. É não apenas um poeta a mais, é um grande Poeta, que pode ser aldravista e apresentar sutilezas a terem as gestalts preenchidas, ou ser haikaista e pincelar a belza, mas também é capas de escrever longos poemas, onde sua alma se expande na essência da POIESIS.
Escreve com facilidade, trovas, no ritmo da silabação poética , similares aos compassos musicais de suas composições. Nos versos, aparecem o comprometimento social,a denúncia, a brasilidade - e então, derramam-se em versos eróticos, numa sensualidade brasileiríssima.

Com a esposa, Andreia Donadon, forma um par de grande complementação.Os dois vivem os mesmos ideais e, na terra de adoção, disseminam o que há de melhor das Minas Gerais, mas sobretudo , dão de de si mesmos, a ponto de viverem para as Letras , para a Comunicação, as Artes, a Educação - na cidade dos sinos e igrejas, os sons ouvidos pelo simbolista Alphosus de Guimarães mudam dizeres e bimbalham essa grande atuação conjugal.

Benedito Donadon -Leal é qual dessas sementes que o vento traz e de per si, multiplicam-se em arvoredo, ao longo dos tempos, é tal e qual a taiz que viaja quilômetros e aparece em nova Terra, fazendo surgir de repente, uma espécie nova, que brota em verde e traz benefícios e novidades...

Vida longa ao escritor, professor, poeta e ao amigo de seus amigos.A excelência de sua vida faz com que esse título de "Cidadão Honorário" realmente cumpra sua destinação de louvor ao trabalho de alguém em prol de uma comunidadade, uma cidade,im propósito, um ideal, um tempo de ser e estar.

Honra e glória ao agraciado.

Clevane Pessoa de Araújo lopes

Diretora Tegional do inBrasCi em Belo Horizonte, MG-Brasil.


FOTOS:


"Professor Dr.J. B. Donadon-Leal recebe título de Cidadão Honorário de Mariana


Em Cerimônia Festiva da Câmara Municipal de Mariana, no Salão Nobre da Rodoviária, na noite de 04 de julho de 2009, o poeta aldravista J. B. Donadon-Leal recebeu o título de Cidadão Honorário de Mariana. Seu Patrono foi o vereador Bruno Mól. O cerimonial destacou a grande contribuição de J. B. Donadon-Leal para a educação e para a cultura de Mariana ao longo dos 26 anos em que o poeta tem domicílio na Primaz de Minas.




Bruno Mól entrega o Diploma de Cidadão Honorário a J. B. Donadon-Leal
J. B. Donadon-Leal recebe o abraço dos aldravistas
Gabriel Bicalho, Andreia Donadon Leal e J.S. Ferreira



Vereador Bruno Mól e J. B. Donadon-Leal
Nilson Gonçalves e Maria Aparecida Ferreira da Silva
prestigiaram J. B. Donadon-Leal na cerimônia
****


Breve Biografia do homenageado:

"J. B. DONADON-LEAL, nome literário do poeta José Benedito Donadon-Leal, nascido em São João do Caiuá, Paraná, no dia 01 de maio de 1959. Poeta, contista, fotógrafo, ensaísta, crítico literário e de artes plásticas, é produtor cultural e curador. Doutor em Semiótica pela USP, Pós-Doutor em Análise do Discurso pela UFMG, Professor de Lingüística, Semiótica e de Comunicação Social da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – UFOP no período de 1991 a 1998 e Coordenador do Curso de Letras UFOP – unidade Santa Bárbara, de 2004 a 2008. Atualmente é Presidente do Colegiado dos Cursos de Administração e Comunicação Social da UFOP. Editor do Jornal Aldrava Cultural, criador e idealizador do Movimento Aldravismo, nascido no ano de 2000, na cidade de Mariana-MG.
- Ministra palestras gratuitamente para alunos de escolas públicas de Mariana e professores desde 1985, como parte do Programa de Promoção da Leitura do seu Projeto Individual de Pesquisa em Letras.
- Faz parte do Projeto de promoção de Leitura do Jornal Aldrava Cultural desde 2002, projeto premiado pelo Ministério da Educação e Ministério da Cultura, fazendo palestras e promovendo projetos de alfabetização e letramento nas escolas públicas de Mariana e outras cidades mineiras.
- Domiciliado em Mariana desde agosto de 1984.
- Incentivador Cultural e Promotor da Cultura Marianense.
- Professor de Semiótica e Lingüística da UFOP desde agosto de 1984.
- Curador de Exposições de Artes Plásticas Aldravistas.
- Participou de evento cultural promovido pela Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar e Secretaria de Cultura de Maracena – na Espanha, divulgando a arte e a produção literária produzida na cidade de Mariana.
- Publicou uma série de artigos sobre a história de Mariana no Jornal Aldrava Cultural, defendendo a permanência da Data Comemorativa do Dia de Minas e de Mariana como a Primaz de Minas, quando um deputado estadual propôs que a data comemorativa de Minas fosse dividida com uma cidade do Norte de Minas.
Publicou os livros:
1-Dô – Caminho - Livro de hai-kais.em 1992,
2-Marília - sonetos desmedidos em 1996,
3-Jardim & Avenida. Livro de hai-kais em 1997,
4-Gênese da poesia e da vida, em 1997-
5-Sáfaro em 1999.
6-Aldravismo – A literatura do Sujeito em 2002.
7-Leituras, Ciência e Arte na Linguagem – 2002 - Organizador
8-Nas Sendas de Bashô - 2005: Senda V: Brejinho.
9-Reflexões - A lingüística na Sala de Aula, ano: 2007 - Organizador
10-Vereda dos Seixos - Livro que elucida através da poesia sintética dos haicais, à região de Mariana e Ouro Preto.
Participou com publicação de poemas em várias antologias e em jornais literários. Artigos e ensaios em diversas revistas acadêmicas.
Recebeu alguns prêmios literários, entre eles:
1983- 3º lugar em Concurso Nacional de Contos, Universidade Federal de Santa Catarina.
1993- 1º lugar no Concurso de poesia Linguagem Viva / União Brasileira dos Escritores
1997- Vencedor do 1º Festival Universitário de Literatura Xérox do Brasil e Revista Livro Aberto.
1998 - Livro indicado para Concurso Vestibular, UFOP – Marília Sonetos Desmedidos..
1999- Título de Cidadão Honorário de Pedras de Fogo (Paraíba) e Mérito Cultural pela Secretaria de Educação de Pedras de Fogo pelo Programa Alfabetização Solidária.
2004 - Certificado de Mérito Cultural, CLESI - Clube dos Escritores de Ipatinga.
2004 – Eleito como Membro Efetivo da Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes.
2005 - Premiado na categoria POESIA no 40° FEMUP (Festival Nacional de Música, Poesia e Contos de Paranavaí), Fundação Cultural de Paranavaí, PR.
2007- Medalha e Certificado de Mérito Cultural do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais – Rio de Janeiro
2008- Medalha de Mérito Cultural Artur da Távola - Personalidade Nacional Masculina de 2008, pela Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil – Rio de Janeiro.
2008- Certificado de Amigos da Paz, das Artes, da Poesia e da Vida concedido pela ONG ALÔ VIDA, pela REDE CATITU CULTURAL e pela EMBAIXADORA DA PAZ, pelo Cercle Univ. de les Embassadeurs de la Paix (de Genebra, na Suíça), pelos trabalhos culturais e educacionais realizados no estado de Minas Gerais e outros estados; e ao projeto educativo Da Arte Poética a Alfabetização “Haicais”.
2009- Eleito como Membro Nacional da Academia de Letras do Brasil.
2009- Indicado para Presidente Executivo da Academia de Letras do Brasil em Mariana – Minas Gerais.
2009- Eleito como Membro Honorário da Academia Maceioense de Letras.
2009- Membro Efetivo da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais."


Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal
Diretora do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - MG
(31) 8431-4648
Telas: http://deia-leal.artelista.com/
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_deia_leal_plan.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_contos_andreia_donadon.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_poesia_andreia.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/projeto_haikai.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário