sábado, 13 de fevereiro de 2010
Itabira entregará a Andreia Donadon-Leal a Medalha Cecíla Meireles-Mulheres Notáveis- na Dia da Mulher-em março 2010
No Dia Internacional da Mulher, é costume que cidades e Estados, Países, se movimentem para tentar premiar algumas mulheres de destaque, em campos vários.
Na cidade de Itabira-onde nasceu Drummond e também a homenageada-Andréia Donadon é convidada especial e receberá a Medalha Cecília Meireles,Poeta da maior expressão , que tão bem representou seu País .Andréia Donadon-Leal também , ao trazer suas premiações no Âmbito das Artes Plásticas, da Literatura, da Educação, faz crescer as cidades focais de sua vida(Itabira onde nasce, Santa Bárbara, onde é criada e Mariana, onde vive e age-vejam sua biografia abaixo) e torna-as tão renomadas quanto ela própria, interagindo incansável e brilhantemente com a própria história de cada uma dessas urbes, já ricas de história e costumes, arte e patrimônios.
Andréia Donadon é poeta ao quadrado, pois em suas telas-que assina com o heterônomo Deia Leal-a Poesia também se relete, não apenas na palavra escrita.
Sabemos ainda que Cecília Meireles é de sua estima ,desde cedo, então, nada mais interessante que ser galadoarda com a medalha que homenageia duas notáveis , na cidade onde nasceu."Uma alma que se eleva, eleva o Mundo",reza a afirnmativa sábia.E é isso que acontece com essa jovem mulher, recentemente primeiro lugar com seu Projeto "Ponto de Leitura.
Continuo:
A artista visual, educadora, autora, sou testemunha, realmente leva uma vida plena, onde não há espaço para o ócio-exceto o ócio criativo-caracterizado pela filosofia da escola Aldravista de Mariana, onde reside, envolvida com imprensa, divulgação, exposições, entrega de liros e leitura de poeta em porta.Não há dispersões em sua bela existência.Cerca-se de aldrvistas conscientes e luta também pela PAZ.A partir da convivência e da cumplicidade produtiva com o esposo, poeta e artista , diretor de faculdade, professor, pós doutor , J.B.Donadon-autor das fotos da esposa-e do entrelace literário com os demais aldravistas, Gabriel Bicalho, presidente do Jornal Aldrava , J.S.Ferreira e Professora Dra.Hebe Rola, acontece na cidade primaz de MG, mariana, uma alquimia impressionante, donde nascem tantas cousas boas, belas e inovadoras.E a Paz.
Na qualidade de Diretora Regional do inBRasCI(Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais),do qual Andréia é a Governadora em MG, Acadêmica da ALB (Academia de Letras do Brasil/Mariana) , que ela preside, cumprimento-a solene e respeitosamente, mas na qualidade de amiga e admiradora, cumprimento-a em júbilo .
Num contigente de pessoas semelhantes em humaniade, nasce alguém multicolorida e é destaque.Não poderia ser diferente.Ocasionalmente , a natureza produz alguém assim.
Vida longa a Andréia Donadon , ao Aldravismo e à ALB.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Doutora Honoris Causa em Filosofia Universal – Ph.I pela Academia Aberta de Letras do Brasil .
Embaixadora Universal da Pax-Cercle de Les Ambassadeurs Univ. de La Paix-Genebra, Suiça/Orange-França.
Dama da Sereníssima ordem da Lyra de Bronze
Representante do Movimento Cultural aBrace em belo Horioznte, MG
Diretora Regional do InBrasCi/BH-MG
Consultora de Arte da Associação Brasileira de Imprensa (AMI)
Membro do Green Pearce, da ONE, da ARIEL , do virArte , do ICA , da SPVA/RN e dos Poetas Pela Poesia e Pela Paz.
Acadêmica da ABL/Mariana (Cadeira 11, Laís Corrêa de Araújo)e da AFEMIL/BH-MG (Cadeira Cecília Meireles)
Acadêmica Correspondente da ATRN, desde 1968;a ADL;da ALI;da ANELCARTES, da ACL, da ALTO, entre outras agremiações.
A rica biografia dessa pessoa com muitas frentes de ação, inspiração, trabalho e frutos consistentes por resultado de tão privilegiada mente:
"Andreia Donadon Leal Déia Leal
Andréia Donadon Leal, nome literário de Andréia Aparecida Silva Donadon Leal (Déia Leal), natural de Itabira, MG, cresceu em Santa Bárbara, MG e atualmente reside em Mariana, MG. Nasceu no dia 17 de setembro de 1973. Filha de Edson Batista da Silva e Maria Aparecida Ferreira da Silva. Artista plástica, poeta, contista, Licenciada em Letras pela UFOP, Pós-graduada em Artes Visuais – Cultura e Criação pelo SENAC-MG, Doutora Honoris Causa em Filosofia Universal – Ph.I pela Academia de Letras do Brasil – Instituição de Cultura, Formação Superior e Pós-graduação, internacionalmente constituída. Nos anos de 1998 até meados de 2001, trabalhou com crianças e jovens na cidade de Santa Bárbara – Minas Gerais - incentivando a leitura e declamação de textos poéticos e posteriormente dirigiu quatro peças de teatro com alunos de escolas municipais (A Bela Adormecida, Shakespeare Apaixonado, O Auto de São Lourenço em 2000 e Morte e Vida Severina no ano de 2001).
Trabalhou na área educacional no período de 1994 a 2008. Atualmente em licença sem vencimento da Secretaria Estadual da Educação – Minas Gerais.
É Diretora de projetos culturais, membro da comissão editorial e ilustradora do Jornal Aldrava Cultural. Ilustrou edição especial de contos traduzidos de Roberto Drummond na revista eletrônica nos Estados Unidos, Madhattersreview. Ilustrou as capas e é co-autora das antologias poéticas: Espiral de Trovas, Canto do Poeta e Haicais ao Sol, organizadas por Débora Novaes de Castro e Academia Cristã de Letras de São Paulo, Editora VipWork. Ilustrou o livro de haicais “Veredas dos Seixos” do poeta e ensaísta, Professor Dr. J.B.Donadon-Leal, ilustrou o livro de poesia de Gabriel Bicalho, “Lírios Possíveis”, ilustrou capa de livro de poesia “Por detrás da Face”, do escritor Anício Chaves, ilustrou livro infanto-juvenil “A natureza chora”, da professora Zilda Pires – Rio de Janeiro e o livro infanto-juvenil “O amor e a Flor”, da professora Zilda Pires – Rio de Janeiro. Seu ateliê fica em sua residência, onde mantém um conjunto de mais de 500 obras de artes visuais. Tem acervo na Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa, no Museu do México, na Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar – Espanha.
Membro Correspondente da Academia de Letras Rio – Cidade Maravilhosa, Membro Correspondente da Academia Maceioense de Letras, Membro Correspondente da Academia Cachoeirense de Letras, Presidente Fundadora da Academia de Letras do Brasil – Representação em Mariana, Membro Nacional da Academia de Letras do Brasil, Membro Correspondente da Academia Brasileira de Poesia “Casa Raul de Leoni” (Petrópolis), Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais em Minas Gerais e Embaixadora Universal da Paz em Genebra – Suíça.
Escreve contos, crônicas e poemas para o Jornal Aldrava Cultural desde 2002. Publicou poemas sob pseudônimo de AAS no Jornal Aldrava Cultural no ano de 2002. Publicou o livro de Haicais “Nas Sendas de Bashô” em 2005 com a senda I – Quase! Publicação de Contos em Prosa Gerais – Antologia – Clesi - Ano 2006. Publicação de Poesias em “Poesias de Bolso” – Clesi – 2005, 2006 e 2008. Publicação de poemas e contos em Revistas Culturais Eletrônicas no Brasil, Chile, Espanha e Argentina. Publicou o artigo A LITERATURA E A arte ALDRAVISTA – Movimento Mineiro do século XXI na Revista da Academia Mineira de Letras – Ano 86° - Volume LI – janeiro-fevereiro e março de 2009 – 231-238. Participou da Antologia Mulheres Emergentes – 18 - 2008.
Publicação do Livro de Poesias “Cenário Noturno” em 2007, comentado pelo Presidente da Academia Brasileira de Letras: Dr. Cícero Sandroni; professor e jornalista da UnB – Dr. Paulo José Cunha e Manoel Hygino no Jornal Hoje em Dia. Publicou em 2009 o livro digital: Aldravismo: uma proposta de arte metonímica - editora Aldrava, Letras e Artes. No prelo livro de Contos: “Flora: amor e demência”. Atualmente tem mais 03 livros de poesias inéditos, 01 de contos e 01 de crônicas.
Premiada no 4º e 5° Concurso Estadual de Contos do CLESI, Ipatinga, MG. 1º lugar no Concurso Nacional de Poesias “Prêmio Cataratas” - 2006 – Foz do Iguaçu - Paraná. Obra: Anjos da Terra. Diploma do Prêmio Literário São Domingos de Gusmão – Freguesia de São Domingos de Rana – Portugal – 2007. Menção Honrosa no 5° e 6° Concurso Nacional de Contos Guemanisse – 2007 - 2008. Medalha de Prata – Concurso Nacional de Contos Lima Barreto – 2008. Destaque Literário Concurso Internacional Letras Premiadas “ALPAS” 2007 – Porto Alegre – Crônica, Poesia e Conto. Destaque Literário Concurso Internacional Letras Premiadas “ALPAS” 2008 – Porto Alegre – Conto e Poesia. 4° lugar no 40° Concurso Nacional de Contos de Paranavaí – 2008; troféu Barriguda. 2° lugar no Concurso Estadual de Contos – 8° Circuito Estadual de Contos do CLESI – 2008. Menção Honrosa no 7° Concurso Nacional de Poesia Guemanisse – 2009. Certificado de destaque 2008 pela apresentação da ação ALDRAVA CULTURAL, no II Fórum Nacional do Plano Nacional do Livro e da Leitura e Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias em São Paulo – 2008. Projeto “Da arte poética à Alfabetização: Haicais – Nas sendas de Bashô” – selecionado entre as melhores ações de incentivo à leitura do Brasil - Prêmio Viva Leitura – MEC e MinC.
Participação na Bienal de São Paulo no estande do PNLL e na I Bienal Internacional de Poesia de Brasília com declamação de poesias aldravistas para cegos e doação de poemas para transcrição em braille, participação de oficina: “Viva A Poesia com os autores em Braille” na Biblioteca Nacional de Brasília com membros da Academia Taguatinguense de Letras. Projeto selecionado pelo MinC e MEC no 1° Concurso Pontos de Leitura “Machado de Assis”.
Em fevereiro de 2009, apresentou conferência para alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus, em Granada – Espanha e foi entrevistada na Rádio “Granada es Arte” e TV de Maracena, sobre seus Processos Criativos em relação à poesia e arte aldravista. Em julho-2009 realizará a coordenação do Projeto “Recital Lítero-Musical com os poetas aldravistas e mineiros no Festival de Inverno de Ouro Preto e de Mariana e Oficina Poética “Nas Sendas Brasileiras dos Haicais”, além de coordenar o Projeto “Poesia Viva – Poesia bate à sua porta com os poetas do Jornal Aldrava Cultural.
Como Governadora do InBrasCI- Minas Gerais realiza intercâmbio cultural e mantém uma rede de articulação e informação sobre o que está sendo produzido nos estados do Rio de Janeiro (Sede Nacional do InBrasCI), Granada (Espanha), Argentina, Goiás, Brasília, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre, etc., Chancelaria do InBrasCI na Ilha da Madeira – Portugal
EXPOSIÇÕES RESUMIDAS NO EXTERIOR E INDIVIDUAIS:
Participou de exposições coletivas internacionais representando o estado de Minas Gerais na Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, República Dominicana, China, Tailândia, Hungria, Eslováquia, França e individuais na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (2008 - Itabira); Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Bárbara (2007 – Santa Bárbara), Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa (2008- Viçosa); Museu Casa Alphonsus de Guimaraens (2006- Mariana), Centro Cultural Pró-Música em Juiz de Fora (2009- Juiz de Fora) e em dezembro de 2009 foi convidada para participar de uma coletiva no Museu do Louvre em Paris.
Exposições resumidas coletivas no Brasil:
- Exposição Aldravista de Arte – 2005 – Casa de Cultura de Mariana e Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes. Mariana-MG.
- Exposição Internacional Aldravista de Arte – 2007 – Museu Casa Alphonsus de Guimaraens – Mariana – Minas Gerais.
- 1° Salão Nacional de Artes Plásticas da LIGA DE DEFESA NACIONAL: ESPAÇO CULTURAL da JUSTIÇA DO TRABALHO no TRT - 1ª Região. Rio de Janeiro. (2008)
- Exposição Homenagem ao Mês da Proclamação da República no Espaço Cultural Clóvis Graciano em São Paulo – Curadoria: Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, com sede no Pólo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi em São Paulo. (2008)
- Exposição CONEXÕES – PIC – Belo Horizonte – Curadoria: galeria de arte do PIC e Academia Brasileira de Arte, Cultura e História – Sede – Fazenda do Morumbi – São Paulo. (2008)
- 1ª Exposição de Artes Visuais – Cultura & Criação – Loja Templuz – SENAC – Belo Horizonte – julho e agosto/2008.
- Exposição Lugares e Formas – Atrium Cultural do Central Plaza Shopping de São Paulo –2009- Curadoria: Academia Brasileira de Arte, Cultura e História.
- V Salão Nacional de Artes Plásticas de Suzano (2009) São Paulo.
Prêmios recebidos
1-3º lugar no Concurso Internacional de Artes Plásticas Compositor Antonio Gualda, na categoria “telas pequenas”, dezembro de 2006, em Granada, Espanha.
2- Selecionada pela Associação de Taranto – Itália para representar o Brasil em Castelo D'Ayala Valva, Itália. Mostra Sguardi di Donna (março 2007) com 12 telas selecionadas pela Associazione Culturale Sèmata de Taranto, entre as premiadas no Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda- 2006.
3. Medalha de Mérito Cultural, da crítica internacional, pela participação no XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. MASP, 21/07/2007 – São Paulo.
4. Diploma e Medalha de Mérito Acadêmico "Francisco Silva Nobre", concedidos pela Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil. Rio de Janeiro/2007
5. Certificado e Medalha de Honra ao Mérito, concedida pela Chancelaria do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais – Ilha da Madeira – Portugal pelo conjunto da obra: Portais de Minas – 2007.
6- Convidada pela crítica para representar Minas Gerais no XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira na Alemanha, Polônia e Áustria – 2008.
7- Placa de Prata da Câmara Municipal de Santa Bárbara pela arte metonímica e exposição na casa do poeta Carlos Drummond de Andrade - Fazenda do Pontal- ano 2008.
8- Prêmio Internacionales de las Artes "Memorial LUCÍA MARTÍNEZ 2004 - 2008" – Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar - Espanha
09- Selecionada para expor no Louvre (Paris) em 2009 em exposição coletiva de artistas plásticos brasileiros.
10-Medalha de Bronze no Salão de Artes Plásticas da LIGA DE DEFESA NACIONAL no ESPAÇO CULTURAL da JUSTIÇA DO TRABALHO no TRT - 1ª Região. TEMA “O BRASIL QUE QUEREMOS TER“ - Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2008.
11-Conquistou o 1º lugar Absoluto do Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda, dezembro de 2008, em Granada, Espanha, com a obra “Revolta da Mata” (100X80 – acrílico sobre eucatex, 2007), com participação de 34 países no certame.
12- Certificado de Amigo da Paz, das Artes, da Poesia e da Vida – 2008 – Rede Catitu, Alô Vida, Centro de Cultura da Lagoa do Nado e Embaixada da Paz – Belo Horizonte.
13- Placa de Mérito Cultural da crítica internacional, Ministério das Relações Exteriores pela participação no XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira.
14- Comenda “Mulheres que fazem a História Cultural das Alagoas e do Brasil”. 2009- Academia Maceioense de Letras.
15- Comenda Jucá Poeta – Sindicato dos Escritores de Alagoas. 2009.
16- Poeta Honoris Causa pelo Clube Brasileiro da Língua Portuguesa – Belo Horizonte- 2009 – Mérito Cultural.
17- Doutora Honoris Causa em Filosofia Universal pela Academia de Letras do Brasil.
18- Medalha de Mérito Cultural “Bicentenário da Polícia Militar do Rio de Janeiro”: Major Portugal – 2009- Rio de Janeiro. "
(FONTE:http://www.artelista.com/biografia/5357030810093979-Andreia-Donadon-Leal-Deia-Leal.html)
><**><
Saiba mais sobre Andréia Donadon (Déia Leal) :
MULHERES NOTÁVEIS 2010 - TRÓFEU CECÍLIA MEIRELES
"A Governadora do InBrasCI-MG, Diretora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural e Presidente Fundadora da Academia de Letras do Brasil-Mariana-MG, Andreia Aparecida Silva Donadon Leal será homenageada com o Trófeu Cecília Meireles - Mulheres Notáveis 2010, no dia 20 de março de 2010, às 22:30, na cidade de Itabira - Minas Gerais, no Salão de Festas do Censi.
A premiação é destinada às mulheres que se destacaram no cenário mineiro e brasileiro, por sua inteligência, coragem e, sobretudo, pela capacidade de modificar o universo social, político e cultura do país com sensibilidade e visão pessoal do mundo; mulheres que contribuíram no cenário cultural, artístico e educacional do país. As homenageadas com o TRÓFEU CECÍLIA MEIRELES são partícipes de um tempo que só traz trabalho, igualdade, luta e muita esperança. A artista plástica e escritora mineira receberá o Trófeu Cecília Meireles pela sua atuação e destaque na cultura e na literatura do país; pelo Prêmio VivaLeitura - 2009, projeto vencedor do na Categoria 03 - Concurso de Incentivo à Leitura do Mec - Minc (Poesia Viva: a poesia bate à sua porta), patrocinado pela Fundação Santillana e por ter conquistado diversos prêmios literários e de artes plásticas.
Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, poeta, contista e artista plástica, Doutora Honoris Causa pela Universidade Aberta da Academia de Letras do Brasil. Pós-graduada em Artes Visuais, Cultura & Criação pelo SENAC-MG, licenciada em Letras pela UFOP, Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, Membro Benemérito da Academia Feminina Mineira de Letras, Membro Correspondente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes, Membro da Academia de Letras do Brasil, Membro da Academia de Letras do Brasil - Mariana, Membro da Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa, Membro da Academia Maceioense de Letras, Membro da Academia Cachoeirense de Letras, Membro dos Sindicato dos Artistas Plásticos profissionais de Minas Gerais.
Natural de Itabira, MG, cresceu em Santa Bárbara - MG e atualmente reside em Mariana –MG.Participou de inúmeras exposições coletivas internacionais representando Minas Gerais na Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, República Dominicana, China, Tailândia, Chile e no Museu do Louvre; e individuais na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade; Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Bárbara, Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa; Museu Alphonsus de Guimaraens; Memorial do Ex-Presidente da República Affonso Penna; Galeria Renato de Almeida - Juiz de Fora e outras instituições culturais.
Obras em acervos: Museu de Arte Mundial do México; Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar (Espanha); Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa e Centro Cultural Pró-Música - Juiz de Fora. Em 2009, venceu o Concurso Internacional de Artes Plásticas da Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar(Granada) com participação de 35 países."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A julgar pela trajetória ALDRAVISTA, essa homenagem é mais que oportuna e merecida. Parabéns!!!
ResponderExcluir