segunda-feira, 26 de julho de 2010

Sobre os dez Anos da Lagoa do Nado-e cartazes.

Foi Memorável o décimo aniversário do Sarau de Poesias -Estação Permanente de Poesia - do centro Cultural Lagoa do Nado.
Grace e Ricardo receberam , com o staff, a miltidão de amantes da poesia-poetas e aficionados.
Dez poemas foram homenageados e cada um ganhou, num grande envelope, seu poema selecionado-também exposto para a leitura imediata dos presentes.Desde a jovem Luana a mestre Thibau, os homenageados-inclusive eu- não cabiam em si de emoção.Um dos momentos mais tocantes foi a lembrança de Sonia Stehçong, tão óntima do local, que dizia ser a lagoa , oqueintal de sua casa.
Ela, com Llobus, Rogério, foi uma das fundadoras desse momento tão rico denominado "Sarau de Poesia da Lagoa do Nado", onde já fiz meu recital "A Poesia Pede Passagem",junto ao de Mulheres Emergentes, por Tânia Diniz; a cerimônia de entrega de certificados e medalhas do InBrasCi -do qual sou Diretora Regional aqui na capital mineira , já lanlei meus livros "Mulheres de Sal, Água e Afins" (Editora Urbana-Rio de Janeiro) e Erotíssima
(selo Rede Catitu Cultural), já apresentei o sarau de Neuza Ladeira (concomitante ao de Sonia Stehling) , já representei, com Brenda Mars, a Regina Mello e seu sarau "A Poesia das Sombras".
Com Ricardo evangelista, fiz a oficina de Trovas com crianças e ainda gravei, para a Rede catitu, entrevistas com os Guiga-Mestres da Viola Mineira- e cm fernando Fabrini-dretor e ator de teatro, coordenador do Projeto Taquaraçu, na Serra do Cipó.
Minha mostra "Graal Feminino Plural', que estava na biblioteca(onde tenho livros, por sinal), que fora para maio, prolongou-se junho, pois eu queria atingir esse significativo festejo dos dez anos.
Então, sinto-me em casa, saúdo o CCLN, com sua Estação permanente de Poesia e sou-lhes para sempre grata .
A festança, ao pé do afamado Fogão de Lenha (onde acontecem as "Conversas ao Pé do Fogão) , foi um sucesso.
Vida longa aos Saraus de Poesia da Legoa do Nado!Parabéns à greice e ao Ricardo Evangelista!
E quem ainda não conhece, vá ver as esculturas vivas de Mestre Thibau, nesse pulmão verde onde a beleza esbanja-se e transcende o cotidiano para inspirar artistas e poetas.

Publicarei aqui o poema completo que escrevi para saudar a Lagoa do Nado, do qual disse apenas uns versos, durante minha saudação e agradecimentos.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Clique em cima, para ampliar os cartazes, um a um.



O admirado e espetacular Mestre Thibau, que esculpiu as cabeças com favelas nas árvores ainda enraizadas, cortadas durante as obras do Centro Cultural e seu cartaz.



Um dos poemas de Sonia Stehling, das precursosras dos saraus de Poesia-uin memeoriam e representada por sua filha-muito lenmbrada, a poeta foi nominada várias vezes pelosmpoetas presentes,por isso digo que nenhum poeta morre enquanto sua Poesia for dia, lida, lembrada...E ela açi estava, rediviva, pulsante



Cartaz com versos do simpáticome empático "Seu Ribeiro".



Cartaz com o poema de Rogério salgado e Virgilene Araújo, sendo o poeta um dos precursores dos saraus.No momento da apresentação, declamou seu mais belo poema, a meu ver-uma carta ficitícia , de um exilado- à época da Ditadura Militar btasileira.




Cartaz com o poema do brilhante RICARDO EVANGELISTA, coordenador dos saraus da lagoa do nado-Estação Permanente de Poesia.O poeta, autor de Mejopotara e Embornal de Sonhos, em breve lançará seu novo rebento livresco.




Poema de Neuza Ladeira, com sia estilísitca metafórica.



Poemeto de Luana Aires, que tem o dom da concisão e é uma simpatia.



Acima , o interessante poema De Lopes de La Rocha (Cançado)



Cartaz com o poema de Leonardo Magalhães, ensaísta, porta e ativista cultural da ONG "OPA!"




Belo cartaz referente a Julio Cesar Oliveira e Aloes Fuhrer




Poema de Gilbran Muller, um dos homenageados



Meu poema, A Hora do Planeta, lindamente paresentado sob a foto da fazendinha-hoje biblioteca e espaço cultural da Lagoa do Nado.
.

Um comentário:

  1. as esferas do nada do nada estão se adentrando na sociedade
    façamos a arte pela arte e desarticulemos a ditaduras do mundo da vida

    ResponderExcluir