quinta-feira, 9 de abril de 2009

AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA NAS TERÇAS POÉTICAS






AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA NAS TERÇAS POÉTICAS

As Terças Poéticas, cujo curador é Wilmar Silva, tem o apoio de Camila Diniz Ferreira, Superintendente do Suplemento Literário de Minas Gerais(http://suplemento.cultura.mg.gov.br),e acontece nos jardins internos do Palácio das Artes,na capital mineira,recebeu anteontem , Affonso Romano de Sant'Anna, poeta .

Havia muitos presentes, acadêmicos, jornalistas, leitores,poetas e artistas .De várias faixas etárias.Conversei, ao final com alguns:a fotógrafa e poeta visual Eliane Velozo, a artista plástica e poeta visual Iara Abreu, os poetas Livia Giulia Tucci(autora de O Avesso do Cristal-e na foto, loura, com livro do poeta na mão), o casal Rogério Salgado e Virgilene Araújo(com os preparativos para o Belô Poético já em andamento, Bilá Bernardes,Cônsul em Minas Gerais de Poetas del Mundo, autora de FotoGrafias de um Descasamento, acompanhada por membros da Academia de Letras de Santo Antonio do Monte e a sobrinha de Bueno de Rivera ),Vera Casanova , sua amiga - na foto acima, atrás de Tânia Diniz, editora de ME(jornal Mural Mulheres Emergentes), que posa com Affonso, sendo cumprimentada, comigo, por Wilmar Silva.Presente ainda, o ator e poeta argentino Sebastián Moreno,que conheci no Sementes de poesia do MUNAP, criado por Regina Mello e que, com a Poeta Laila Ferrari, já colocou no ar, TROPOFONIA -onde mostram poemas sul-americanos, por uma hora, numa das vertentes da poesia sonora (www.tropofonia.com.ar).Muito amigos e conhecidos, com os quais não tive tempo de falar.



Meu amigo, o Poeta Claudio Márcio Barbosa,sabe o quanto aprecio a obra de Affonso Romano de Santana, bardo hodierno, realmente espelho do verdadeiro sentido da POIESIs grega.Passou por minha casa e levou-me ao Palácio das Artes.

Foi minha hora de sorte :ao descer as escadas, já avistei Wilmar e Affonso, de pé, pois aproximava-se o momento de sua apresentação.
Cronista , professor e jornalista,ativo divulgador cultural , é conhecido ainda pela EXPOESIA, um evento que aconteceu em plena época de D.Censura, a louca, onde seis centenas de pessoas debateram os rumos então contemporâneos da Poesia nacional.

Vanguardista, era um cabeça feita a fazer cabeças, quer muito influenciou uma geração . Também foi o responsável pela vinda de Foucaut, trabalhou em recistas e se em 27 de março, fez 72 anos, aparenta muito menos porque nos vem dele uma ecergia interior intensa, que luminesce seu entorno e nos toca com as mãos de sua alma, que ora alisam , ora sacodem , acariciam , marcam...

E bem humorado, apascenta trocadilhos e críticas tão sutis, que alguns podem nem perceber-exceto nós, a corte desse rei do verbo explícito e implícito. Se aponta o dedo acusatório, também abre os braços de abraçar:causas, pessoas,coisas.Affonso Romano de Sant"Anna é desse Poetas que partem de um quase nada para dizer mais que tudo.

Fui abraçá-lo e contei-lhe que seus textos e os de Marina(Colasanti, a esposa, , a quem dedica o poemário "Poesiareunida",em dois volumes-1965 a 1999), foram muitos usados por mim , em minha carreira de psicóloga, para oficinas, wokshops,etc.Apresento-lhe Claudio Márcio e contot-lhe que comprarei o volume 1 da antologia cita, para esse amigo, porque um exemplar meu antigo, emprestei e não me devolveram - e o do Claudio Márcio, estava meio gasto, ficava no banheiro.Ele achou graça, ao final da apresentação, quando autografava, brincou que eu lhe explicasse essa história de banheiro, um bom lugar para ter uma biblioteca , ele disse.
Também conto-lhe de minha dificuldade em conseguir um exemplar de O Homem e Sua Sombra.Se uma editora não tão conhecida, ele explica que ela é do RS, aconselha-me a encomendar em livros e digo-lhe que há uma encomenda na livraria Usina das Letras, que funciona ali no Palácio das artes,perto da lanchonete onde estamos.Converso sobre uqem tem o livro, essas coisas.Tenho plena consciência de que ele poderia querer estar a sós, no momento imediato à sua apresentação.Mas tenho 62 anos e nunca o encontrei face-a-face, tanto mudei de cidade e Estado-aqueles desencontros que acontecem.Falo sobre o Zoológico de Marina Colasanti, prato cheio para minhas estagiárias e pacientes decifrarem,em de vez em quando, tento ver se ele está irritado com a leitora deslumbrada- eu, que fui repórter e entrevistei tantas pessoas, adolesço-me...
Pois se ele estava, não demonstrou.Educado, sorridente, cheio de delicadeza para comigo e a conversar como se ainda tivesse todo o tempo do mundo..

Muito bom esse recital - que ele começou a elogiar e comentar os poetas mineiros Bueno de Rivera, Henriqueta Lisboa e Emílio Moura - pois as palavras com que entrelaçava os versos de sua própria verve, nas apresentações, com sua filosofia de vida, sua militância -o combater o bom combate.Faz uma deliciosa preleção sobre "O Homem e Sua Sombra", para explicar-lhe a gênese.Ele na luz e todos nós, nas sombras, quietos, encantados,delicados.Sua leitura é firme.Sua voz não é de alguém com 72 anos.Tomara que ele se torne um macróbio desses lúcidos qual foi o advogado Sobral Pinto.Mas macróbio é uma palavra muita feia para tão belo homem.Inventemos outra, para ele sobrevoar o tempo.

Em tempo:adorei que ele mencionasse a esposa , com testemunho de amorosidade inconreste e para quem ofereceu a coletânea cita (Poesia Reunida):"Para Marina , poesia viva'.E ela o é.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora Regional do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-InBrasCi.







Naveguem até ao blog do autor:

www.affonsoromano.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário