sábado, 19 de setembro de 2009

Portugal, Argentina, Tango, Fado,Tejo e Pororoca


Joaquim Evónio



Fonte da Imagem:Creative Commons
(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/10/DirkvdM_bananaflower.jpg/240px-DirkvdM_bananaflower.jpg





Portugal, Argentina, Tango, Tejo e Pororoca



Amigos:
Conheçam o excelente sítio "Varanda das Estelícias " do amigo e irmão luso, o Poeta Joaquim Evónio.Sempre admirei sua generosidade para com os autores brasileiros.
Sua netespaçonave é qual as bonecas matriuskas russas:uma grande que abriga dentro de si , outras mais e no seu caso, tantas, tantas!

Por ele convidada, há algum tempo, tenho o prazer e a honra de ter ali minha vitrina de produções:sei que posso contar com ele todo o tempo, seja para divulgar eventos, lançamentos, mostras ou apenas ter publicados meus textos.Na Varanda das Esrelitzias, temos sempre a impressão de Portugal é bem ali.E há todo um grande oceano entre nós, não é sem razão que o lema do site é "UMA PONTE SOBRE OS OCEANOS"(veja a bela logomarca).

Sempre que a leio, penso que se cumpre rapidamente-pois o Mundo anda a girar muito mais depressa, verifiquem os cientistas-o vaticinio de nosos bardo Chico Buarque de Holanda em seu fado Tropical:
"Ah, essa terra ainda vai cumprir seu ideal:
ainda vai tornar-se um imenso Portugal"(...)*

Poesia Lusófona em Buenos Aires
Todas as manhãs e noites de Sábado
e noites de Domingo



Caso queria ouvir a belíssima composição (gosto da letra e da música),ligue o som e acione-a em http://vounessa.terra.com.br/musica/14092/chico-buarque/fado-tropical.html

"Oh, musa do meu fado Oh, minha mãe gentil
Te deixo consternado No primeiro abril
Mas não sê tão ingrata Não esquece quem te amou
E em tua densa mata Se perdeu e se encontrou

Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um imenso Portugal

"Sabe, no fundo eu sou um sentimental
Todos nós herdamos no sangue lusitano uma boa dose de lirismo
(além da sífilis, é claro)
Mesmo quando as minhas mãos estão ocupadas em torturar,
esganar,
trucidar
Meu coração fecha os olhos e sinceramente chora..."

Com avencas na caatinga Alecrins no canavial
Licores na moringa Um vinho tropical
E a linda mulata Com rendas do Alentejo
De quem numa bravata Arrebato um beijo

Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um imenso Portugal

"Meu coração tem um sereno jeito
E as minhas mãos o golpe duro e presto
De tal maneira que, depois de feito
Desencontrado, eu mesmo me contesto
Se trago as mãos distantes do meu peito
É que há distância entre intenção e gesto
E se o meu coração nas mãos estreito
Me assombra a súbita impressão de incesto
Quando me encontro no calor da luta
Ostento a aguda empunhadura à proa
Mas o meu peito se desabotoa
E se a sentença se anuncia bruta
Mais que depressa a mão cega executa
Pois que senão o coração perdoa"

Guitarras e sanfonas, Jasmins, coqueiros, fontes
Sardinhas, mandioca
Num suave azulejo
E o rio Amazonas
Que corre Trás-os-Montes
E numa pororoca Deságua no Tejo

Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um imenso Portugal

Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um império colonial

Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um imenso Portugal

Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um império colonial "



Que seja um ideário utópico, que seja meu sobrenome Pessoa, mas arrepio-me e sou tocada quando a ouço.Não fosse Chico o compositor que aconpanhou-me o coraçãp pelos anos 60/70...Minha amiga ,a jornalista Maria de Lourdes Ferreira, que agora reside no Rio, morava em meu apartamento em Juiz de Fora, no Grajaú, onde viveu um affaire com um de meus manos , quase nos tornamos cunhados, mas ainda somos irmãs de alma, sempre colocada um "LP" do Chico para quando eu chegava exausta do CES, onde fazia a faculdade de Psicologia,depois de trabalhar no INAMP-na seção de Estatpistica e algumas vezes, depois de correr da faculdade para o GET, onde lecionava Literatura para o Curso Pré-Psiquê(cursinho pré-vestibular) e Português para o Supletivo.Eu adentrava na penumbra da sala, iluminada apenas pelo poste da Rua, um útero calmante, sentava, retirava dos pés os sapatos e ficava a ouvir-lhe a voz...
Por sorte, meu segundo marido também amava CBH e passamos longos anos a ouvir o moço dos olhos d'água.Mas também no primeiro enlace, fui morar no Rio e enquanto tentava ser dona de casa,ouvi-a todo o tempo-e aos "nossos" da época, decodificando sob as cortinas das cifras e dos versos, as entrelinhas, estrelinhas a brilhar plenas de mensagens que estrelas nos ombros não podiam captar.

Mas a música segue, para meus amigos poetas e prosadores portugueses e para homenagear o dadivoso e talentoso Joaquim Evónio, além de também de prestar meus respeitos ao Presidente da ONE, José Verdasca.Pessoalmente, não os conheço, mas são daquela forte teia pela PAZ universal.Sem harmonia, sem cordifraternidade, de que forma poderão as pessoas sobreviverem em meio a tanta violência hodierna.Que pelo menos, plantemos para o futuro.

E enviarei para o Chanceler do InBRascI, Edison Pereira de Almeida, brasileiro radicado na Ilha da Madeira- na Picinguaba, com quem troco belezas.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Belo Horizonte, 19/09/2009
Vice Presidente do IMEL(Instituto Imersão Latina)
Pesquisadora do MUNAP(Museu Nacional da Poesia)
Diretora Regional do inBRasci




Todos os Sábados, às 12h00 de Lisboa (08h de Buenos Aires)

Programa: "Música de Buenos Aires desde José León Suárez"
conduzido por Guillermo Richetti

www.raices885.com.ar (Clicar)

Todos os Sábados, às 24h00 de Lisboa (20h de Buenos Aires)

www.arinfo.com.ar (Clicar)

Programa: "Poesia y Algo Más"
conduzido por Maria Elena Sancho

*******

E todos os Domingos às 22H00 de Lisboa (18h de Buenos Aires)

www.raices885.com.ar (Clicar)
conduzido por Ana Maria Garrido



Seja bem-vindo à Varanda das Estrelícias
www.joaquimevonio.com

---------------------------------------

Naveguem até lá e se querem saber mais sobre as estrelícias, navegue também até http://joaquimevonio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário