quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Dayrell, um dos Meninos ME da antologia de Tânia Diniz, lança seuu POESIA PARA PARAR O TEMPO, em LAGOA da PRATA-MG-Brasil e Meninos ME-Belo Horizonte-





Para minha surpresa, sou uma das pessoas de sua lista de agradecimentos no convite !





Capa de Poesia Parar o Tempo


alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5374736426695944930" />


Tânia Diniz, no Prosa de Mulher, na Rádio Inconfidência AM 880...





Iara Abreu, em clique de Clevane



Dayrell, na Galeria da Árvore, do MUNAP



Convite "Meninos" ME-
Tânia Diniz, a poeta editora de Mulheres Emergentes-ME- jornal Mural e da antologia de mesmo nome , entre outros, pela sua Edições Altenativas,resolveu juntar os representantes do sexo masculino, aos quais intitula "Meninos ME", entre os quais (*) Antonio Dayrell que , na mesma data, 28 de agosto, lança seu POESIA PARA PARAR O TEMPO.

Se a primeira tem bastante experiência em editoração, o poeta Dayrell fez o seu todo artesanalmente, com um cuidado especial, que lhe é peculiar e nisso foi auxiliado pela artista Iara Abreu, de nosso grupo de Poetas Pela Paz e pela Poesia.

Nas Terças Poéticas de 25/08, Dayrell levou para nos mostrar , em pequenas nesgas de luz, onde a poalha de seus versos flutuava, o livro, verde com a cor da esperança e que tanto caractriza nossas matas e a Amazônia, num pulsar simult^neo ao do espaço ecológico, ond enos situamos até essa vida findar.

Poesia para parar o tempo

Lançamento do Livro Poesia Para Parar o Tempo



Bilá Bernardes, a prefaciadora, Cônsul em Minas de Poetas del Mundo , cita-o:

"SOLIDARIEDADE

Os ouvidos sensíveis escutam mais,
mas é o coração que socorre."

Eu estava preprada para ir com a amiga artista e poeta visual Iara Abreu a té Lagoa da Prata, prestigiar o fruto desse belo trabalho, mas fui vítima das atimanhas domésticas: uma sala a minar água, bombeiros ,pedreiros e , por fim , a estante que o marceneiro só poderia armar hoje um trabalho encomendado desde o ano passado.Escrevo na cozinha, sem espaço para quase nada, papeís e livros em caixas.
Mas prometi depois fazermos aqui uma tade ou noite de autpografos para todos os amigos irem prestigiá-lo.E , por extensão,´`a solidária, empática e talentosa Iara Abreu.

Antônio Carlos Dayrell é um o poeta belo-horizontino.Tudo que aqui acontece e envolve seus amigos, seus chegados, as Artes, a paz e a Poesia, têm , de sua parte, a maior atenção.
Na Academia Lagopratense de Letras, o livro "Poesia Para Parar o Tempo, que saiu recentemente do prelo , será lançado à luz-a força das palavras do poeta, das formas desenhadas por Iara.

Então, quem puder, esteja em Lagoa da Prata, nesta sexta 28 de agosto, às 20:00 h

O Restaurante do Taioba , apoia o evento e lá que dayrell receberá os convidados-e "quem mais chegar", cnforme entoava Joyce nos Anos 60.Referia-se à crianças dentro de si,maternal, mas os homens também podem gestar quando elaboram um livro em construção, até sua parição.No centro-Oeste, há mesmo um grupo de intelectuais e artistas que precisam se reconhecidos.A Poesia dayrelliana, já foi mostrada nos recitais do Sementes de Poesia do Museu nacional da Poesia-MUNAP- que acontece a cada segundo domingo do mês, na Praça dos Fundadores,dentro do Parque Municipal Américo Renê Gianetti. Puro sentimento e observação cotidiana, com fortes indicações de sua fé.

Ainda não tive em mãos o POESIA PARA PARAR O TEMPO, mas tão logo o ler, traçarei uma resenha e publicarei alguns poemas que o autor autorize.Antônio Carlos Dayrell de Lacerda Gontijo selecionou , de sua lavra, 27 poemas. Para ele, percebe-se, a Poesia é uma questão de consciência, além da inspiração.

O poeta saiu à cata de apoio cultural e , benquisto, o obteve.Blogs e sites, querendo de alguma forma retribuir tudo que ele faz, em especial citação de outros , em seus blogs http://antoniodayrell.blogspot.com e http://poesiaparapararotempo.blogspot.com ), além de jornais de Lagoa Santa, de Santo Antonio do Monte , firmas quais a Embaré Indústrias Alimentícias e SICOOB Crediprata .A lista completa de apoio cultural ateta o grau de aprovação ao seu projeto editorial e à sua pessoa:
.
RÁDIO MONTENSE FM 102,9 - Todo mundo ouve! (Santo Antônio do Monte/MG)
.
JORNAL MG TURISMO (Belo Horizone)
.
ACADEMIA LAGOPRATENSE DE LETRAS - ACADELP (Lagoa da Prata/MG)
.
ACADEMIA SANTANTONIENSE DE LETRAS - ACADSAL (Santo Antônio do Monte/MG)
.
EMBARÉ INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS (lagoa da Prata/MG)
.
JORNAL GAZETA MONTENSE (Santo Antônio do Monte/MG)
.
JORNAL INFORMAÇÃO (Lagoa da Prata/MG)
.
SICOOB CREDIPRATA (Lagoa da Prata/MG)
.
FÁCIL COPIADORA DIGITAL (Belo Horizonte/MG)
.
PAN LANCHES PRADO (Lagoa da Prata/MG)
.
MUSEU NACIONAL DA POESIA (Belo Horizonte/MG)
.
MULHERES EMERGENTES – Edições Alternativas (Belo Horizonte/MG)
.
LEÃO DOS VIDROS (Lagoa da Prata/MG)
.
OFÍCIO PROJETOS (Belo Horizonte/MG)
.
DINIZ FERRAGENS (Lagoa da Prata/MG)
.
MUNDO ANIMAL (Lagoa da Prata/MG)
.
POSTO SÃO FRANCISCO (Lagoa da Prata/MG)
.
CHIP'S ELETRÔNICA (Lagoa da Prata/MG)
.
BIOLÓGICA - BIOTECNOLOGIA (Belo Horizonte/MG)
.
RESTAURANTE DO TAIOBA (Lagoa da Prata/MG)
.
OTON CONFECÇÕES (BeloHorizonte/MG)
.
VIDRARIA MACHADO LTDA. (Belo Horizonte/MG) . Ainda cosideramos que deveria ser maior a divulgação na mídia impressa.A Poesia pede passagem , os poetas querem ser lidos.É o caso de nosso amigo,que "fez" um livro", assim qual quem planta um árvore para que floresça e frutifique e que gastou com as preocupações de gestante.Na virtual, está em muitos espaços.

Vida longa a Criador e Criatura!

Clevane Pessoa

IARA ABREU, que orna a produção com sua arte, é Licenciada em Desenho e Plástica,(1980) pela Fundação Universidade Mineira de Arte – FUMA, que hoje se chamam Escola da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.
tem uma interessante e constante pesquisa , faz laboratórios , com um especial olhar sobre os "aspectos urbanos" e utiliza várias formas e expressões artística:do grafismo ao bico-de-pena, do óleo á escultura.
A artista é também poeta visual e participa da antologia "Nós da Poesia", que tem capa de sua lavra, em edição da All Printe, organizada por Brenda Marques (leia-se Presidência do Instituto Imersão Latina), possui obras em acervos do ICBEU-BH , do Instituto Cervantes, RJ e Wien Museun (inventory number 230.460/6), Áustria.
Participou do "Projeto Original" de Regina Mello , "Original, livro dos Artistas , lançado no Palácio das Artes.
capista, tem feito trabalhos muito peculiares às sua estilística,s empre fiel à conceituação de seu self.
Atualmente, vem fazendo sequentemente, mostras denominadas "Aspectos Urbanos", onde além de expor suas esculturas e urais, por exemplo, também ilustra poemas na temática, reunindo vários poetas e não apenas de Belo Horizonte. Já os expôs na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa,(Praça da Liberdade) , no Via Brasil, no Shopping Barreiro , na Galeria da Árvore,na Galeria de Arte da Rodoviária de Belo Horizonte, entre outros espaços.

Tânia Diniz , entusiasticamente, reúne os poetas aos quais intitula Meninos, conforme eu já disse.
O COQUETEL DE LANÇAMENTO da antologia Meninos ME acontece também dia 28 de agosto de 2009 , na renomada Livraria Travessa, na Savassi, em Belo Horioznte, a partir das 19h, mas apenas até às 22hs.dyrell, que deixou de lançar durante o Belô Poético, não pôde mais recua, mas a poeta e editora aafinaça-nos que haverá em breve, um segundo lançamento, onde, esperamos, ele possa estar-e alguns autores que iriam ao dele também poderem prestigiar o amigo.

Tânia Diniz agora , é responsável pela indicação dos convidados, na Revista da Tarde,levado por Déborah Rajão, da Rádio Inconfidência (AM 880), onde são entrevistados os poetas ,com tempo hábil para dizer seus poemas.Fui uma das primeiras dessa série e muito bem tratada, gostei muito.Por telefone, Tânia também diz seus poemas (veja mais em http://mulheresemergentes.blogspot.com)

A capa , colorida e expressiva, é um trabalho do artista plástico italiano Guido Boletti .Os textos de apresentação dos escritores são de dois grande nomes,
Caio Junqueira Maciel e Affonso Romano de Sant´Anna,além da assinatura da própria editora.


Serviço:


Iara Abreu:
Av. Sinfrônio Brochado 36/204 - Barreiro
Belo Horizonte - MG
CEP - 30640-000
Fones +55 3l 33845104 e +55 96915104 e +55 86472314


Antônio Carlos Dayrell, Belo Horizonte

http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=5389

Visite: http://antoniodayrell.blogspot.com
http://poesiaparapararotempo.blogspot.com

Tânia Diniz( memerg@yahoo.com.br)

http://mulheresemergentes.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário