sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Projeto Terças Poéticas recebe a poeta Brenda Mars




Projeto Terças Poéticas recebe a poeta
Brenda Mars
e homenagem a Philadelpho Menezes

O projeto de leitura, vivência e memória de poesia Terças Poéticas – realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, parceria entre Suplemento Literário e Fundação Clóvis Salgado, apoios culturais Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão –, recebe na próxima terça poética, 01 de setembro de 2009, às 18h30, nos jardins internos do Palácio das Artes, entrada franca, a poeta Brenda Mars, em homenagem ao poeta Philadelpho Menezes, com as participações especiais dos poetas Clevane Pessoa, Neuza Ladeira, Tânia Diniz, Lívia Tucci, Jovino Machado, Marco Llobus, da bailarina Dani Alves, da musicista e atriz Iara kelly, e da cantora Lívia Tucci.

BRENDA MARS

A Poesia Sonora é reverenciada no Projeto Terças Poéticas com lançamento de livro, homenagem a Philadelpho Menezes e Ritual da Mulher Poliglota. A poeta, multifacetária, Brenda Mar(que)s Pena lança Poesia Sonora: história e desdobramentos de uma vanguarda poética. O livro publicado pela coleção Dissertar da Editora Tradição Planalto, de Belo Horizonte é fruto de dissertação de mestrado defendida na UFMG em 2007. Durante o lançamento haverá homenagem ao poeta Philadelpho Menezes, autor junto com Wilton Azevedo do primeiro CD de poesia hipermídia do Brasil. Para encerrar haverá uma apresentação performática do work in progress O Ritual da Mulher Poliglota, de Brenda Mars.

Brenda Mar(que)s Pena nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em dia de folia de Reis, 06 de janeiro de 1981. Enveredou-se pela escrita literária aos 12 anos e aos 14 foi destaque em prêmios de crônica, conto e poesia e passou a integrar o Clube Literário de Brasília. Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte com mestrado em Literatura e outros sistemas semióticos pela UFMG, este ano de 2009 lança seu primeiro livro individual: Poesia Sonora – histórias e desdobramentos de uma vanguarda poética, resultado de sua dissertação concluída em 2007.

Jornalista, poeta performática, baterista e fotógrafa; mestre em Literatura e outros sistemas semióticos pela UFMG; presidente do Instituto Imersão Latina (IMEL), cônsul de Poetas del Mundo Z/L Belo Horizonte. Possui textos em diversas antologias nacionais e internacionais. É uma das autoras de Mulheres no Banquete de Eros/Mujeres en el Banquete de Eros – Editora Abrace 2008, lançado em Cuba e na I BIP – Bienal Internacional de Poesia na capital do Brasil. Medalha de Bronze no Prêmio Carlos Drummond de Andrade CBM em 1998 e no I Festival de Cultura Popular 2000. Apresentou performances no Brasil, Cuba, Estados Unidos, França e Argentina. Participou da Jornada Andina de Literatura Latinoamericana (Jalla 2008) como palestrante no Chile e na Venezuela durante o Fórum Social Mundial Policêntrico em 2006. Publicou na Editora Tradição Planalto pela coleção dissertar: “Poesia Sonora: Histórias e Desdobramentos de uma Vanguarda Poética”. Wilton Azevedo destaca no prefácio do livro: “Brenda demonstra que a curiosidade não vive apenas de leitura. Tem que se sair a campo, conhecer as pessoas que estão fazendo esta história e se der certo, até participar do experimento do outro. Seu livro tem uma importância pelo que a oralidade ainda encontra resistência em nossa sociedade como reduto de falta de credibilidade e como registro do memorial humano.” www.brendamars.worpress.com

Poesia sonora: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
de Brenda Marques Pena

Poesia sonora: história e desdobramentos de uma vanguarda poética traz um recorte bibliográfico sobre a relação entre as artes de vanguarda do século XX em que tal poética está inserida. Ao caminhar pelas essas páginas do livro, o leitor verá a Poesia Sonora como a continuidade de outras manifestações poéticas e como uma precursora para diversas experimentações artísticas. Alguns conceitos de performance, eletroacústica, ritmo, escritura e poesia podem se mostrar contraditórios nesse estudo, que ao invés de apontar para uma única direção, traz a polifonia teórica como embasamento. O livro apresenta, ainda, uma série de entrevistas realizadas, em 2006 e 2007, com o crítico literário e tradutor de Maiakovski para o português, Boris Shnaiderman, e com os poetas e pesquisadores brasileiros Lúcio Agra, Marcelo Dolabela, Ricardo Aleixo, Vera Casa Nova e Wilton Azevedo.

PHILADELPHO MENEZES

Philadelpho Menezes nasceu em São Paulo, em 1960, e morreu num acidente automobilístico, em 2000. Publicou seu primeiro livro de poemas: 4 achados construídos, em 1980, portanto, tinha apenas 20 anos de idade. Depois, seguiram-se: Poemas 1980-1982 (1984) e Demolições (ou poemas aritméticos), publicado em 1988. Escreveu Poética e Visualidade - Uma Trajetória da Poesia Brasileira Contemporânea (Ed. UNICAMP, Campinas 1991) e foi o organizador de Poesia Sonora - Poéticas Experimentais da Voz do Século XX (EDUC, SP, 1992). Foi o articulador e coordenador da Mostra Poesia Intersignos - que aconteceu em São Paulo (1988).

Brenda Mars: 31 3047 6186 e 31 8788 3820
brendajornalista@gmail.com

O projeto Terças Poéticas receberá em setembro de 2009, dia 08: poeta Beth Fleury, e homenagem a Laís Corrêa de Araújo, dia 15: poetas Flávia Craveiro e Vera Casa Nova, e homenagem as Bordadeiras da Vila Mariquinhas, no lançamento do livro “Escrituras Bordadas”, dia 22: poeta Luiz Edmundo Alves, e homenagem a Adão Ventura, Maximino Casassanta e Rui Santana, no lançamento do livro “Uvas Verdes”, e dia 29: poeta Guiomar de Grammont, e homenagem Safo de Lesbos.


Release oficial do palácio das Artes, enviado pela Poeta Brenda Mars.

Divulgação:
Clevane Pessoa
Afiliada a:
InBrasCI,IMEL MUNAP, SVAP/RN, ONE, ALB, virArte,aBrace

Nenhum comentário:

Postar um comentário