quarta-feira, 14 de outubro de 2009

DECRETO-LEI DE 12 DE OUTUBRO DE 2009



DECRETO-LEI DE 12 DE OUTUBRO DE 2009


A partir de hoje, proíbo terminantemente minha filha caçula de, no dia 12 de outubro de qualquer ano vindouro, deixar de ser criança. Sei que tal proibição é um pouco tardia, já que a mocinha já completou, no ano passado, vinte e cinco aninhos. Mas não tenho alternativa senão proibi-la de adultecer pelo menos uma vez por ano, já que meus três filhos, preocupados em tocar suas vidinhas sem maiores percalços, até o momento não me deram netos. E acho que eles têm razão. O mundo, lentamente, está evoluindo para o despovoamento. Nossas avós tinham vinte ou mais filhos. Nossos pais reduziram para quatro ou seis. Nós optamos por um ou dois. E nossos filhos, apavorados com a responsabilidade de colocar neste mundo cada vez mais louco e selvagem um único ser humano, preferem não contribuir para o povoamento do planeta.
É muito triste passar um dia das crianças sem ter nenhuma delas com quem brincar. É tão bom brincar! Brincar de jogar bola, brincar com o carrinho de controle remoto, com o joguinho de videogame... Melhor do que brincar sozinho é ter uma criança com quem brincar. Aí a gente pode brincar desavergonhadamente, já que temos a oportuna desculpa que estamos ali educando e ajudando um pequenino a se divertir. Se brincamos com o neto, estamos nos entrosando com ele, ao passo que se alguém nos pega brincando sozinhos, logo sugere que estamos ficando caducos.
Nesses tempos de pedófilos escancarados, brincar com crianças dos outros, com as quais não temos laços de parentesco, tornou-se algo perigoso. Não viram o italiano que foi preso por beijar a filha? Imaginem se a menina não fosse filha dele! Ele poderia até ter sido linchado. O pobre não sabe o risco que correu...
Também não quero sobrinhos netos para presentear no Dia 12 de outubro. Como o jovem casadoiro que fui, não mereço, no fim da vida, ter que dar uma de “tio” no Dia das crianças. Por isso, filha, só me resta você. Ainda está em tempo de você virar criança uma vez por ano. Vinte e cinco aninhos são apenas o começo da vida. E, para recomeçar sua nova infância, vamos fazer o seguinte: todo dia 12 de outubro, eu depositarei uma grana na sua conta e você vai me prometer que vai gastá-la toda com coisas de criança. Claro que você ainda gosta de coisas de criança! Todo mundo gosta! Umas pessoas gostam de ursinhos de pelúcia, outros marmanjos gostam de miniaturas de carros de corrida, alguns adultos amam soltar pipas. Portanto, você também ainda deve ter alguns gostos de criança. Sugiro que comece indo a uma locadora de vídeo e alugando alguns desenhos animados. Ainda ontem, assisti “A Era do Gelo 3” e “Monstros VS Alienígenas”. Eu recomendo. São ótimos! Depois vá a uma loja e compre um Ken novo. Lembra do Ken, o namorado da Barbie, que você tinha? Pois é. Lembra quando você me dizia que ele era o Ken e eu perguntava: “Ele é quem?”. E você respondia risonha e impaciente (só as crianças conseguem responder risonhas e impacientes perguntas cretinas...): “O Ken!” E eu perguntava: “Quem?”. Pois é, filha. O tempo voa, não é?
Mas eu não quero saber se o tempo voa ou não! Está decretado e você tem que me obedecer! Não estou pedindo muito. Você precisa ser criança só no dia 12 de outubro. Nos outros dias do ano, permitirei que você volte a adultecer. Mas é preciso que fique bem claro que só darei tal permissão se me prometer que, em todos os dias 12 de outubro do resto da minha vida, você voltará a ser a minha criança...

Luiz Lyrio – www.luizlyr.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário