sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Prêmio VIVALEITURA 2009-Pessoa física -para Andréia Donadon-A poesia bate à sua Porta



A foto mostra Andreia Donadon um momento especial, fazendo algo que gosta muito de fazer:levar Poesia às crianças -na foto, em seu estúdio de arte, pessoal, quando recebe alunos da escola João Benevides, de Mariana, MG, onde já trabalhou na qualidade de educadora.

A artista plástica, poeta e educadora Andreia Donadon (Deia Leal), vem de conquistar dois belos prêmios: primeiro lugar de conto , em Paranavaí, conforme já divulgamos e o prêmio outorgado a pessoa física, pelo PROJETO Poesia Viva: A poesia bate à sua Porta - categoria pessoa física. O prêmio Prêmio VIVALEITURA 2009 aconteceu em um clima muito requintado, conforme amigos nos informaram , havendo pessoas de vários Estados brasileiros e outros paíse
O trabalho, quando é isento de invejas e vaidades inúteis, alça vôos mais largos:esse é o caso dos poetas aldravistas, que assessoraram Andréia ao levar Poesia de porta em porta (refiro-me aos poetas J.B.Donadon Leal, Gabriel Bicalho, Hebe Rola e J.S.Ferreira).Essa lembrem , é apenas uma das vertentes de uma obra prolífera em prol da cultura, a começar pela base, que é a educação das pessoas, dos pequeninos aos idosos.levar Poesia de porta em porta , sem dúvida, é uma bela e proveitosa ação.
Ela é a Presidente da ALB Mariana e a Governadora em Minas do InBrasCi, Filósofa Honoris Causa pala ALB/CONALB, e também na qualidade de artista plástica aldravista, expoente em Minas gerias e no Mundo.Em breve, uma de suas telas, a série Emaranhaminas, estará exposta no Louvre.E há pouco tempo, a obra "Revolta da Mata" foi primeiríssimo lugar no Concurso da ACVRA-Asociación Cultural Valentín Ruiz Aznar-de Granada , Espanha.O prêmio foi entregue em Maracena, onde nos meios midiáticos e em palestras para crianças, jovens e adultos, ela e o esposo, Dr.J.B.Donadon Leal, Professor da UFOPe ,viajando pelo MINC/MEC e SECMG, levaram o Aldravismo aos espanhóis, sempre representando o país e Minas GeraisNeste em meus outros blogs, estão fotos pertinentes.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora regional do InBrasCi
Pesquisadora e Divulgadora do MUNAP
Embaixadora Univ. da Pax
Acadêmica da LB/Mariana, e da AFEMIL
Afiliada à ONE, ADL, ALTO, ALI, ACL, vir-Arte, ATRN,
SPVARN, ANELCARTES, entre outas instituições e à
Ordem da Confraria dos Poetas do Brasil
Dama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze.

--------


"ESTIMADOS AMIGOS.

Temos o prazer de comunicar que o PROJETO Poesia Viva: A poesia bate à sua Porta - categoria pessoa física, foi o vencedor do Prêmio VIVALEITURA 2009.
Em cerimônia realizada no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, com participação dos 15 finalistas, Ministro da Cultura, Representante do Ministro da Educação, do Secretário de Cultura de São Paulo, do PNLL, Presidente da Fundação Santillana (Espanha), Diretora Cultural e Assessor de Patrimônio Histórico de São Gonçalo do Rio Abaixo-MG, a idealizadora e responsável pelo Projeto, Andreia Donadon Leal, recebeu das mãos do representante do Ministro da Educação Trófeu e a premiação de 1º lugar Nacional.


Agradecemos o apoio do Jornal Aldrava Cultural, do CLESI, InBrasCI-MG, Amigos da Cultura de São Gonçalo do Rio Abaixo, Jornal Linguagem Viva, Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana, Escolkas particulares e públicas de Mariana, Ouro Preto e moradores da cidade de Santa Bárbara- MG.

Segundo pronunciamento do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, o Projeto Poesia Viva: poesia bate à sua porta com os poetas, será base para um grande Projeto Nacional de Leitura a ser realizado de porta em porta.

Posteriormente, enviarei fotos do grande evento.


Fraternalmente,




Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal
Diretora do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - MG
(31) 8431-4648
Telas: http://deia-leal.artelista.com/
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_deia_leal_plan.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_contos_andreia_donadon.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_poesia_andreia.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/projeto_haikai.htm

dados de Andreia donadon (Deia Leal):

"Andreia Donadon Leal Déia Leal


"Andréia Donadon Leal, nome literário de Andréia Aparecida Silva Donadon Leal (Déia Leal), natural de Itabira, MG, cresceu em Santa Bárbara, MG e atualmente reside em Mariana, MG.

Nasceu no dia 17 de setembro de 1973. Filha de Edson Batista da Silva e Maria Aparecida Ferreira da Silva.

Artista plástica, poeta, contista, Licenciada em Letras pela UFOP, Pós-graduada em Artes Visuais – Cultura e Criação pelo SENAC-MG, Doutora Honoris Causa em Filosofia Universal – Ph.I pela Academia de Letras do Brasil – Instituição de Cultura, Formação Superior e Pós-graduação, internacionalmente constituída.

Nos anos de 1998 até meados de 2001, trabalhou com crianças e jovens na cidade de Santa Bárbara – Minas Gerais - incentivando a leitura e declamação de textos poéticos e posteriormente dirigiu quatro peças de teatro com alunos de escolas municipais (A Bela Adormecida, Shakespeare Apaixonado, O Auto de São Lourenço em 2000 e Morte e Vida Severina no ano de 2001). Trabalhou na área educacional no período de 1994 a 2008.

Atualmente em licença sem vencimento da Secretaria Estadual da Educação – Minas Gerais. É Diretora de projetos culturais, membro da comissão editorial e ilustradora do Jornal Aldrava Cultural"

Nenhum comentário:

Postar um comentário