domingo, 8 de novembro de 2009

Prefácio-Todos os Dias São Úteis




Ontem , 07 de novembro, o Poeta e Prosador José Estanislau Filho, fez mais um lançamento de seu livro "Todos Os Dias São Úteis", para o qual escrevi o prefácio abaixo.Lança ainda "Filhos da Terra", um belo trabalho.Os livros foram dados `a luz dos leitores no mesmo dia.
Febril, mal pude usar o PC e deixei para hoje, publicar minha opinião sobre o livro e algo de sua lavra.
Para comprar, entre em contato com o autor : "José Estanislau Filho" ,
Também pode entrar em contato com a lavra do Estanislau , no Mural dos Escritores, coordenado por Ana da Cruz, ao qual pertence:

http://muraldosescritores.ning.com/profile/JEstanislauFilho75


Prefácio-Todos os Dias São Úteis.

Todos os Dias São Úteis

Clevane Pessoa de Araujo Lopes


"Ao poeta, os dias inteiros, as noites abertas, os plenilúneos,os sóis a pino.Ele vive intensamente e expressa cada segmento observado por sua ótica poderosa.
Ao fazer aflorar versos que desvendem suas esfingies particulares, universaliza-as e o leitor pode fazer qualquer reestruturação e interpretação a partir da própria visão.

O título é um achado e o poemário que contém um feixe de poemas a partir do que empresta –lhe o nome “Todos os Dias São Úteis”, abrange uma dimensão temporal
Muito peculiar e interessante.Estanislau , o poeta J.Estanislau Filho, depois de comentar dias, passa à semana e depois aos meses do ano.Cada qual , com sua peculiaridade registrada por suas vertentes de atenções múltiplas.

Vislumbramos o self de feitio poético a cada passo.À primeira, denomina SEMEAR, depois vem o FLORESCER... e a partir das sementes em berço de balanço, leva o leitor a embarcar no território onírico, embora se diga de pé no chão.E no apelo colorido das flores, a primavera é promessa ou realidade, de acordo com as vivências.
Fala de Amor, claro, , por varas e tentadoras vezes.E não é poeta de imposições:gosta das indagações - a inspiração de um músico, de onde viria? A sombrinha , tal qual o coração e alma da passante precisaria de reparos?Milho verde arde?

Muitos dos títulos, são de per si, poemetos (“Não vieste buscar as flores que colhi”...).Outros traduzem ou sugerem algo a mais além do contexto em versos exposto : “Clichês Da Destruição”,”Mulheres na Linha de Montagem”...


Conheci o autor em um dos eventos do UNIAC, “Cultura Em Movimento”,que acontecem dentro do Parque Municipal , em Belo Horizonte.Trocamos livros e ao chegar à minha casa, li de um fôlego as histórias de sua prosa saborosa.Dias passados, nova leitura.Gostei muito.Nos marcadores de livros, anotamos e-mails.E passamos a trocar alguns, até que ele traz esse convite de prefaciar seu livro de poemas.Diz-se mais afeito à prosa.Quer minha opinião.

No entanto, se sua prosa é poética e encantou-me com o cotidiano travestido em palco, mis-en-scène e povoado de atores da própria história,sua poesia tem a firme linha condutora da contação que o marca.

Fale o Poeta de si mesmo e seus sentires, suas emoções e interpretações do universo ou exprima os sentimentos de outrem, a leitura é mais que prazerosa.E sempre ficamos com a sensação de que há mesmo um fio condutor , nas mãos firmes de quem escreve,
A dar espaço, mas a segurar as pontas da grande pipa colorida que vemos em seu azul absoluto.Qual a pipa que a criança , correndo ou fincando pés, tem o prazer de comandar.O comando poético de J.Estanislau Filho toca-me as cordas da alma.Gosto de
sua poesia e apraz-me a posse momentânea desse bem: um livro que nasce e passa pela minha leitura, parteira antiga que testemunha uma vida dada á luz.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Belo Horizonte, janeiro de 2009



Em Filhos da Terra, seu quinto livro, ele diz, no conto 14 "O Tempo Continua Implacável" :"A vida segue seu curso, com cada um se virando como pode", pois além do enredo, ao autor salpica pitadas de filodofiade vida, dessas que o cotidiano nos oferece e que nos obrigam a repensar.estino saber que ele "se vira", virndo poeta e contista, cronista, sempre .

Vejamos outros exemplo:

"O que antes era de um jeito transforma repentinamente. Em alguns casos, as mudanças são lentas, quase imperceptíveis(...)"

Filhos da Terra demonstra o tema que é mais recorrente para o autor : o tempo.Um zelo pelos que fazeres humanos, as reações , as consequências, preenche espaços.Em muitos textos, empresta a veia poétiva aos personagens, a um potagonista e assim , a Poesia mescla-se à prosa.

Primorosa, a edição é da Gráfica Editora O Lutador,de Belo Horizonte, em papel reciclado, capa de Berzé,uma ilustração de Eliana.

Perguntas atravessam a tessitura impressa de cada história.Gestalts podem ficar abertas ou se fechar.Impossível ler de forma não participativa!O imaginário fervilha, quando lemos Estanislau.

Aliás , ele já deve estar gestando outro livro, pois é dessas pessoas que não ficam sem ler, sem escrever...

Clevane Pessoa

clevaneplopes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário