quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Poesia à Flor da Pele -literalmente




A 'Mulher-Papel', uma chinesa, possui uma condição clínica, que possibilita à pele, ser usada como se fosse papel, dada a textura sindrômica.Eu a chamaria "Mulher Poesia".Por que? É que Huang Xiangji escreve poemas em sua pele, alguns em ingês, mas isso não é permanete:quando a pele desincha, tudo que ela escrevera com as unhas, desaparece.
Para escrever, a pele pressionada incha e apresenta os relevos da palavra-dos ideograms, no caso.
Essa pele singular - o maior orgão do corpo humano- sempre foi a agenda de Huang, que a utiliza, por exemplo, para rol de compras.
A sídrome- um conjunto "SS" (de sintomas e sinais ), conforme aprendi na faculdade- própria de determinados indivíduos, é alérgica e segundo médicos, não afeta a saúde da pessoa -embora esta condição sja relativamente rara, já que , para a amioria, pois as reações dermatológicas de processos alérgicos podem ser temporárias e, no caso da chinesa amante da Poesia,a condição é útil para ela, conforme a declara a notícia.

Gostaria de saber se os poemas são de autoria dela ou se apenas transcreve de outros essa "Poesia à flor da pele" (*)

Acima, aspectos da papel-papel de Huang Xiangji.

Lembrei-me de haver visto, numa praia maranhense, um haikai sobe o sol tatuado entre flores de lótus, na pele de um banhista.

Tendo gasto meu filme-à época, não havia fotografia digital- com meus lindos filhos, não pude pedir para fotografar .E, consrangida sobre o que ele irira pensar, foi um custo ter coragem suficiente para pedir-lhe para deixar-me ler...Esquecia-me que , em geraol, pessoas tatuadas gostam de exibir seus desenhos ...

Se eu fosse tatuar na pele , um poema, qual seria? Um meu ou de algum dos meus amados poetas? Mas eu não me tatuaria, então, nem preciso pensar.Ou eseria bom pelo menos pensar/

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora regional do instituto de Culturas Internacionais (InBrasCI)
Representande do Movimento Cultural aBrace
Vice presidente do IMEL(Instituto Imersão Latina)
Acadêmica da AFEMIL e da ALB.
Academica Correspondente da AIL, a ACL, da ADL, da ANELCARTES, da ALTOI.
Membro da SPVA/RN e da ATRN.
Membro da ONE e do virARTE

IndagAção

Se eu fosse condenada ,
por alguma lei dos homens
ou por meu próprio desejo,
a carregar para sempre
um poema inolvidável em minha pele/pergaminho
seria um dois meus
ou de algum dois meus amados poetas?

Clevane Pessoa




Abaixo, o texto que saiu no "The Sun"

"É assim que Huang Xiangji é chamada. A chinesa de 50 anos tem um problema na pele que possibilita que ela a use como uma espécie de agenda. A síndrome, conhecida como urticária artificial, faz com que palavras sejam escritas sobre a pele com o simples uso da ponta das unhas.
Huang, que vive em Chendu, na China, diz que a síndrome lhe é bastante útil. Ela usa a pele, por exemplo, para escrever a lista de compras. A chinesa pressiona a pele e um pouco depois a palavra surge em alto-relevo. Ela também costuma cobrir a pele com poemas em inglês. Após algumas horas, as tatuagens desincham, como se a chinesa tivesse passado um 'apagador' na pele.
"Uso a minha pele como agenda há anos. Nunca precisei de papel e caneta", disse Huang, de acordo com o "Sun".
Segundo médicos, a doença, que é rara, não traz complicações sérias para a saúde dos pacientes. Em termos gerais, trata-se de uma alergia."
O que você escreveria na sua pele se tivesse a mesma condição que a chinesa?

Um comentário:

  1. Puxa! Acho que a poesia está bem mais dentro da pele...
    Muito interessante!

    Maria J Fortuna

    ResponderExcluir