terça-feira, 2 de março de 2010

I Mostra Literária Feminina do RN








Flauzineide Moura, Poeta e Divulgadora Cultural, envia-me o convite acima, um evento da Academia Feminina de Letras, no BiCentenário da Poeta Nísia Floresta-recentemente homenageada em Nova York- e pelo Dia Intrnacional da Mulher, 08 de Março.

Flauzineide Moura realiza um belíssimo trabalho de divulgar a poeta potiguar, mesmo as que não residem na capital ou no Estado-como eu, para quem fez banner com foto e divulgou poemas,aém de que, essa dedicação é formidável.Quando realizo aqui, em Belo Horizonte, com os Poetas pela Paz e pela Poesia, o Paz e Poesia, com distribuição de poemas e livros, Flauzineide manda um pacote, não apenas com exemplares de sua lavra, mas ainda de outras autoras, pelo que muito agradeço

Para a querida Flauzineide , as conterrâneas, inclusive para Zelda Furtado,Presidente da ALFRN que convidou-me a estar no Memorial da Mulher Potiguar,meu caloroso abraço ; Geralda Efigênia , Presidente da Sociedade dos Poetas Vivo e Afins; Deth Haak,Cônsul no RN de Poeta del Mundo; Vilmaci Viana, a Vivi também divulgadra que me publica,Luci Helena Pereira e tantas outro com quem troco e-mail e que ainda hei de conhecer,para agradecer pessoalente tantas delicadezas.. .Nesse dia da Mulher em todo mês de Março,onde Poesia tem uma data, que brilhem, com seu talento efeminilidade.Gostaria muito de estar com voces , mas,mesmo de longe, dqui de Minas Gerais, abraço-a calorosamente.

Aqui, tão longe do mar,
das montanhas verdejantes,
potiguaras poetas vou saudar,
com mil abraços cantantes...

Clevane





Clevane Pessoa de Araújo Acaêmica da AFEMIL, (Acad.Feminina Mineira de Letras) e da ALB/Mariana, Vice Presidente do Iel(Inst.Imersão latin e Dietora regional o inBRasCI.
Nordestina, radicada e MG.


Visite o blog de Flauzineide, queé TOPBLOG-Nota 100 em Comunicação :

http://divulgadoraliterocultural.blogspot.com/2010/02/poema-de-flauzineide-de-moura-machado_16.html

Sobre a FLRN, assim se manifesta o Professor, Márcio de Lima Dantas


"A Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte

Se as instituições culturais funcionam como células-mater para a reprodução do status quo, - via de regra perfazendo um caminho que repete os passos de certos componentes conservadores da vida social, - de outra parte, surgem outras instituições dotadas de uma espécie de potência capaz de edificar e consolidar direcionamentos e aspectos da dinâmica social, favorecendo a transformação ou intentando lutar contra certas espécies de preconceitos. Nesta última definição podemos evocar a Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte, agremiação atuante e empreendedora, fundada em abril do ano de 2000, fazendo-se sempre presente nos eventos literários e culturais da cidade e do Estado, valendo saber que serviu de referência para a fundação da Academia Feminina de Ciências, Letras e Artes da Paraíba.

Uma corporação que detém nos seus quadros pessoas de alto quilate intelectual, como a professora Zenóbia Collares, a mais competente e maior ensaísta em Literatura Portuguesa no Estado, possuidora de vários livros sobre autores e estilos históricos da literatura portuguesa, inclusive tendo já publicado em Portugal um livro sobre o Pré-romantismo daquele país.

Apenas para me ater a alguns nomes, lembro o requinte minimalista da poesia de Maria Campos ou a vertente memorialista da polígrafa Maria Eugênia Montenegro. Como não poderia deixar de ser, em qualquer agrupamento relacionado à arte existem nuances com relação aos interesses ou as formas de organizar o discurso literário ou mesmo o comportamento social.

A chamada cena literária não é constituída somente por grande autores. Se detemos em nosso cabedal literário memorialistas como Magdalena Antunes ou Nísia Floresta (enquanto escritora de belos livros de literatura de viagem), não podemos deixar escapar o fato de toda uma gama de poetas sofríveis como Auta de Souza ou Palmira Wanderley.

Contudo, um olhar crítico e isento de afeição ou tentativa de demensionar o que se produz no Estado, não invalida as últimas de serem objetos de pesquisa, mesmo de serem fruídas, posto que fazem parte da nossa memória literária, detendo um valor histórico que sobrepassa o valor estético.

Atualmente a presidente da Academia Feminina, Zelma Furtado, organiza, quase que exclusivamente com recursos próprios, o que virá a ser o mais completo Dicionário da Mulher do Rio Grande do Norte, obra de referência que estampará a bio-bibliografia da produção feminina em diversos campos de atividades. De outra parte, empreende a tarefa de edificar o Memorial da Mulher Norte-rio-grandense, cujas atividades não se limitarão apenas a constituir o maior acervo sobre a mulher, mas funcionará como centro de pesquisa e lugar de eventos relacionados à nossa literatura, sobretudo a de fatura oriunda de mulheres.

Só o fato de participar de quase todo evento artístico-cultural da cidade, de estar presente em todas, divulgando e incentivando a produção literária das mulheres, já depõe favoravelmente acerca do papel e da importância que detém a Academia Feminina de Letras hoje nosso Estado.


MÁRCIO DE LIMA DANTAS

Professor de UFRN - Mdantas7@bol.com.br"

Um comentário:

  1. Bênçãos Madrinha!Acompanhei essa mostra, assim como fiz parte da programação. E a cada dia mas me convenço de quão vasta é a produção literária feminina Potiguar. Parabenizo a Presidente da Academia Feminina de Letras, Zelma Furtado pela dedicação a causa lieterária de nossas Mulheres. Beijos Deth Haak " A Poetisa dos Ventos"

    ResponderExcluir