domingo, 15 de março de 2009

Flô na cidadepoesia



Linda foto,ângulo muito intessante de Ferreti
[foto: Júlio Ferreti]

A entrevista abaixo, é do blog uerjiano, de 2008, mas como adoro intervenções urbanas e gostei do artista dividir espaço com poetas, transncrevo a entrevista e a imagem.
Com os devidos créditos

O endereço é--->uerjiano.com/category/cultura/

Imagem:-------->jpg - uerjiano.com/.../imagens/040908texto.jpg



“Eu já vi” e Flô na cidade você?
Postado em 03 September 2008

[foto: Júlio Ferreti]A frase que dá nome a comunidade no orkut em homena- gem a Júlio Ferretti, pintor de “StreetArte” cabe muito bem num bate-papo sobre o espaço urbano do Rio de Janeiro. Acostumados a ver as ruas cada vez mais cinzas e sem graça, cariocas agora podem admirar intervenções urbanas deste artista que pinta flores e poemas nos muros da cidade. O jovem de 24 anos, que hoje tem a cidade maravilhosa como galeria 24h, falou sobre espaço urbano e sua paixão por ”street arte”.

Melissa - Qual a idéia de intervenção urbana que você tem e que trabalho você executa nas ruas?
Flô - A Intervenção urbana é uma tipo de arte que usa a rua como suporte. Eu faço um trabalho de colagem e pintura em espaços urbanos que podem ser considerados públicos ou sem uso. Sempre tem o tema de flores no meio.

Por que as flores? Algum motivo especial?
Foi uma experiência que deu certo. Quando comecei a pensar na questão de intervenção urbana fiz alguns testes e vi que a flores foram o que mais se encaixaram com a proposta que descobri que queria. e alem do mais, entrando na psicologia, tem um fundo muito interessante que gostei de explorar.

Quais locais você costuma procurar para pintar?
Junto a intervenção no espaço eu também penso na fotografia, acho que completa o registro fotográfico de uma arte que é muito perecível, que pode durar apenas algumas horas. Então, diversas vezes eu penso nessa estética que o suporte pode dar para formar uma boa composição, que também iria ficar bem na foto. Mas basicamente procuro utilizar espaço que não agride a particularidade das pessoas, ou seja, uma casa abandonada, um poste na rua, respiradores do metrô, etc.

Além da intervenção urbana quais áreas você também atua?
Com fotografia e publicidade.

Além das ruas já expôs seu trabalho em galerias de arte ou outros formatos?
Já expus em alguns eventos, mas não ainda em uma galeria de arte. Comecei uma faculdade integral de artes agora e tenho estado com pouco tempo para produzir, estou mais estudando. Mas já farei essa correria de tentar uma maior visibilidade.
Mas a o trabalho na rua já está em exposição !

A quanto tempo você trabalha com artes plásticas?
Penso em artes plásticas desde meus 16 anos mais ou menos quando fiz um curso de fotografia e percebi que queria mesmo expor as fotografias e não ficar apenas usando ela como instrumento de trabalho, mas com intervenção urbana e pintura, comecei por volta de 2003.

Junto ao trabalho de pintura você também usa a poesia, são de sua autoria? Falam sobre os mesmos assuntos ou são variadas?
A poesia que faço podem até não chamar de poesia, porque muitas vezes não da para ler, digo que são meramente ilustrativas. Já fiz um trabalho em que o objetivo era os outros poetas intervirem na minha obra colando poesias por cima. Tenho idéia de um trabalho de desenvolver poesias de outros autores junto com as flores que desenho. Já penso numa poética quando desenho.
São todas de minha autoria, e geralmente são assuntos que penso no momento, que tem haver com o local onde pinto e as primeiras impressões.

Você acredita que a cidade perde um pouco o aspecto “cinza” e passa a ser mais colorida e mais humana com arte urbana?
Já fui para cidades totalmente limpas, sem a intervenção artística nos muros. confesso que achei muito bonito. queria morar num lugar assim. Mas na estética de cidade grande, de metrópole, capital, onde existe um caos de informação, acho que ficaria muito sem graça se não existisse essas cores.

Você faz parte de algum grupo ou movimento de arte na cidade?
de algum grupo específico ?
Não. Mas faço parte do grupo de pessoas que pensam em utilizar a rua como suporte principal. São muitos mas não tantos.

Onde podemos encontrar a arte “Flô” pela cidade? Qual lugar mais distante você já chegou a pintar?
Na Tijuca. Dou preferência para a Tijuca por ser o bairro onde eu moro e mais fácil de eu me deslocar com latas de tinta e porque acho que por aqui falta essa intervenção com o publico. Por ter começado aqui, acho que consigo mais resposta por aqui, mas também é legal ir pra longe, faz parte dessa ideologia de Graffiti/pixação de “pegar” o muito todo ! O mais distante acho que foi Belo Horizonte.
Tudo o que faço coloco num LOG na internet, o site é www.fotolog.net/analogic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário