quarta-feira, 11 de março de 2009

Lucilene Peçanha:TALENTOS




Ilustrei o belo texto , de Lucilene Peçanha, com um de meus desenhos (detalhe), feito para série "De Ovos e de Passarins", já publicados em vários blogs e sites, mas, no papel, em "Antologia ME(*) 18" da editora, poeta e principalmente haikaista, Tania Diniz.
A escola , por causa da simbologia:ninho, passarinhar os filhos que um dia voarão-e sempre estaremos à sua espera.
(A foto digital do desenho, é clique meu).

Clevane Pessoa


Talentos

Era bem cedinho e estávamos tomando o café da manhã quando um dos meus filhos virou-se para mim e disse: Mãe, ontem eu estava pensando numa coisa e achei tão legal. Curiosa, perguntei-lhe o que de tão legal ele havia pensado. Ele colocou seu leite de lado e falou: Mãe descobri que tenho vários talentos e um deles e saber dançar. O outro e jogar futebol e achei tão legal isso. Sabe mãe, meus colegas me observam dançando e falam que eu danço muito bem, daí fiquei pensando que realmente danço bem. Legal a gente ter talentos para um monte de coisas. Agora fico pensando em que mais poderia ser talentoso.


Eu fiquei ali olhando aquele mocinho, tão pequeno e tão engenhoso e numa atitude conclusa, momentaneamente, aliviei sua dúvida: Esqueceu dos teus desenhos? Já reparou que eles têm formas lindas, que são cheios de expressões e movimentos? Ele olhou para mim desconfiado, mas acabou concordando: É verdade mãe, tenho feito desenhos bem legais, este último, por exemplo, achei bem bonito.


E concluímos aquela nossa conversa: Que bom meu filho, fico feliz de você estar descobrindo estas coisas e compartilhando comigo. A verdade é que a prerrogativa de sermos pais navega em águas muito mais profundas que imaginamos. Nestes momentos de alusões, nossos filhos buscam em nós, respostas para suas vidas e é exatamente aí que nossos sensores paternais, deveriam funcionar diante de tais descobertas. Um sinal de que prestar atenção poderia fazer surgir um reconhecimento da sua validação como seres deste mundo: O pertencimento diante da vida, da família, dos amigos, dentro de todo um sistema social.

A todo o momento, nossos filhos, inconscientemente, nos cobram respostas sobre eles mesmos e por vezes não incluímos nas nossas rotinas, este trabalho de proporcionar um diálogo de atenção quando surgem estes sinais. Estarmos atentos a estes momentos poderiam evitar equívocos futuros para eles. Saber que podem contar com nossa ajuda, desmitificando suas dúvidas e sabendo apreciar suas falas, com certeza, estaríamos incluindo um plano de saúde pessoal para esses futuros seres talentosos. Pensem nisso.

Momentos de reflexão – Talentos

Texto escrito por Lucilene Peçanha

Um comentário: